A terceira reprise de O Rei do Gado tem feito um enorme sucesso nas tardes da TV Globo. A trama, que tem parte ambientada na zona rural, foi escalada para o Vale a Pena Ver de Novo após o remake de Pantanal se tornar a grande sensação da teledramaturgia brasileira em 2022. Mas o que as duas novelas tem em comum? Tanto Pantanal, quanto O Rei do Gado, foram escritas por Benedito Ruy Barbosa nos anos 90.
Apesar do remake de Pantanal ter sido adaptado por Bruno Luperi, neto do autor original, a essência do texto de Benedito Ruy Barbosa permaneceu mais de 30 anos após a novela ter sido exibida pela extinta Manchete.
Benedito Ruy Barbosa teve problemas com atriz
Antes de escrever essas duas obras-primas, Benedito Ruy Barbosa já era um autor de sucesso. O escritor já tinha em seu currículo tramas como Meu Pedacinho de Chão, de 1971, Cabocla, de 1979 e Sinhá Moça, de 1986. Nessa última, Benedito revelou posteriormente que teve um atrito com a atriz que a Globo escolheu como protagonista.
“Se pudesse, teria escolhido a Giulia Gam para a protagonista. Infelizmente a Globo não deixou. A Lucélia encheu o saco durante a novela“, disse Benedito sobre Lucélia Santos, que foi escalada pela emissora devido o enorme sucesso da atriz em Escrava Isaura, novela brasileira que fez sucesso no mundo todo.
A declaração de Benedito Ruy Barbosa foi feita no livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, de André Bernardo e Cíntia Lopes. O autor foi além e disse que Lucélia reclamava afirmando que não queria servir de escada para outros atores.
Últimos trabalhos de Lucélia Santos
A atriz está longe da TV brasileira há alguns anos. Sua última novela por aqui foi Cidadão Brasileiro (2006), na Record. Já na teledramaturgia da TV Globo, Lucélia Santos não dá as caras desde 2001, quando participou de Malhação.
O trabalho mais recente da atriz foi feito em Portugal, na novela Na Corda Bamba, de 2019.