Especialista fala sobre os riscos de infecção que levou Sikêra Jr. a ser internado na UTI em Manaus

O profissional conversou com o colunista Leo Dias e falou sobre o caso do apresentador.

PUBLICIDADE

Ontem (15), o apresentador Sikêra Jr. foi internado na UTI de um hospital em Manaus. O jornalista está com uma otite severa, causada por uma bactéria, no ouvido. O colunista Leo Dias entrevistou o médico Fernão Bevilacqua, especialista no assunto, que explicou os riscos e causas dessa condição.

Conforme o profissional, as otites são inflamações e infecções que acometem o ouvido e as causas são diversas. “Elas podem ser causadas por processos inflamatórios, infecciosos e até pulmonares. Dependendo de qual vírus, de qual bactéria ou de qual fungo, você pode ter [a infecção] com mais ou menos severidade”, destacou Fernão.

Médico fala sobre infecção de Sikêra Jr.

O especialista destacou que em alguns casos mais graves, o paciente pode chegar a ter a membrana do tímpano perfurada. Segundo ele, isso acontece quando a infecção atinge a parte interna do ouvido. A otite é capaz de proliferar dentro da orelha e causar dores no paciente, levando a uma infecção grave. No decorrer desse processo, pode sair uma secreção do ouvido.

Quando a infecção acontece na parte externa do ouvido, é devido o paciente passar muito tempo dentro da água, ou quando é colocado um objeto dentro do ouvido e em pessoas que estão com a imunidade baixa.

Infecção de Sikêra Jr. pode agravar em alguns casos

Para o médico, o caso de Sikêra Jr. pode ter se agravado com a viagem de avião que ele fez, mesmo com a infecção ainda estando no início. Geralmente, os casos de otites são tratados com a administração de antibióticos e corticoides. Um possível risco da evolução do quadro seria a infecção ser transportada para o cérebro e causar uma meningite no paciente.