No último capítulo da novela Vencer o Desamor que será exibido pelo SBT nesta terça-feira, 14 de fevereiro, Gema recebe uma ligação do hospital em que a filha está internada e fica radiante, pois pensa que finalmente poderá levar a menina para casa, que ficou na incubadora por ter nascido prematura.
Gema vai com Dafne, Bárbara e Ariadna buscar a criança. As quatro estão muito felizes e ansiosas para levar a menina para casa. O médico avisa Gema que por ter nascido prematuramente, a criança não desenvolveu seus pulmões corretamente, contraiu um grave vírus e não resistiu. Gema entra em desespero.
Lino é condenado
Lino é julgado e condenado a 120 anos de prisão, de forma que jamais sairá de uma unidade prisional nesta vida. Todas as vítimas do bandido que ajudaram nas investigações estão presentes no tribunal e comemoram ao ouvir a sentença. Ariadna e Cassandra também sorriem e aplaudem a decisão do juiz, enquanto Lino permanece imóvel e irritado, sem nem imaginar o que terá de passar na prisão.
Dafne se despede das cinzas de Nestor e reata com Gael
Dafne finalmente toma coragem para se despedir do marido morto. Ela vai com os filhos em um belo lugar, garante ao marido que os filhos sempre o amarão e joga suas cinzas para o alto. Clarinha grita: “Adeus, paizinho. Te amo muito!”.
Passam-se semanas e Dafne se surpreende ao encontrar Gael na calçada enquanto caminha. O rapaz diz que voltou por ela, pois ir trabalhar em Miami o fez perceber o que realmente é importante para ele. Os dois se beijam e trocam juras de amor.
Álvaro pede Ariadna em casamento
Álvaro promove um evento para as crianças no jardim de Bárbara. No local, um biólogo que possui síndrome de Asperger ensina Tadeu, Clarinha e outras crianças sobre os insetos. Tadeu se diverte quando recebe uma borboleta em sua mão e a vê voar.
O apresentador do evento chama Ariadna e Álvaro para uma demonstração para as crianças com algo que está dentro de uma caixa. Ariadna entra em pânico, alegando que tem medo de insetos. A moça fecha os olhos e estende um braço para Álvaro, que abre a caixa, pega um anel de noivado e coloca em sua mão. Todos aplaudem. O arquiteto pede a jornalista em casamento e ela aceita. Todos comemoram.
Cassandra e Ariadna recebem o Prêmio Nacional de Jornalismo
A série de reportagens investigativas de Ariadna e Cassandra que culminaram com a prisão de Lino Ferreira ganha enorme repercussão no México. As duas profissionais ganham o tão cobiçado Prêmio Nacional de Jornalismo, ficando muito felizes.
A premiação é transmitida em rede nacional na TV mexicana. Toda a família Falcon assiste ao discurso de Ariadna e Cassandra orgulhosos, pois elas estão unidas por uma causa importante, citando a campanha: “nenhuma mais”.
Após a premiação, Álvaro leva Ariadna para um jantar romântico. Os dois trocam elogios e declarações. Ariadna cita que Álvaro construiu o maior empreendimento comercial da cidade e uma escola para crianças especiais.
Família Falcon feliz com seus planos
Gael comunica a família que ele, Dafne, Santiago e Clarinha vão morar em um apartamento que alugaram próximo dali. Ariadna também conta que ela, Tadeu e Álvaro vão se mudar para um apartamento que acabaram de comprar.
Bárbara diz que ela e Gema vão viver em um apartamento próximo ao de Ariadna. Gema vai com as amigas ver o resultado do vestibular e fica eufórica, pois as três foram aprovadas.
As mulheres Falcon vencem na vida sem precisar de um homem
Bárbara realiza seu sonho de ir conhecer Paris, e toma coragem de ir sozinha, amando a experiência. As mulheres Falcon se reúnem após o retorno da viagem e refletem sobre o quanto são muito mais fortes do que imaginavam em uma sociedade machista.
Bárbara, viúva e criada em uma época em que as mulheres eram treinadas a depender de um homem para tudo, aprendeu a mudar seus conceitos e se virar sozinha, vivendo com a sobrinha e viajando para outro país.
Ariadna foi abandonada por Eduardo com um filho especial, sem emprego ou casa. Lutou bravamente contra tudo e todos, provou que é uma ótima mãe e uma profissional capaz de ajudar outras mulheres a mudarem suas vidas.
Gema, que cresceu em uma realidade de muita pobreza, abusada sexualmente aos quinze anos e grávida do pedófilo, amadureceu antes do tempo. Perdeu a filha, mas aprendeu a ter empatia pelos outros sem perder a alegria de viver. Não abriu mão de seus sonhos e segue estudando para ser uma mulher independente e forte.
Dafne, viúva aos 23 anos, com dois filhos pequenos para criar e sem emprego. Não podia viver na casa da mãe por causa do padrasto abusador. Aprendeu a sair adiante e criar seus filhos sozinha, apesar de todos os obstáculos.
As quatro encerram a novela orientando que a sociedade deixe de usar palavras maldosas e machistas para se referir a mulheres que optam por serem solteiras, que foram abandonadas por um namorado ou marido ou por simplesmente sonharem ser sua melhor versão. Elas encerram com a frase: “Mulher, você pode. Não está sozinha”.