Dra. Raquel Menezes alerta sobre a importância do controle da obesidade

A especialista lista as principais formas de combater a obesidade, veja:

PUBLICIDADE

Segundo um estudo realizado pelo Atlas Mundial da Obesidade, até 2030 é esperado que o Brasil viva com 29,7% da população adulta com obesidade. Deste total, 33,2% serão mulheres e 25,8% serão homens. Com isso, ter uma vida mais saudável é uma tarefa fundamental, tanto para aqueles que estão acima do peso ideal, quanto para quem já conseguiu eliminar o excesso de gordura corporal. Seguindo essas informações, a doutora Raquel Menezes cita algumas formas de como é possível controlar a obesidade e se manter mais saudável.

Alimentação

Mude os seus hábitos alimentares aos poucos investindo em frutas, legumes, vegetais, barras de proteína e iogurtes. Outra dica é diminuir o açúcar, sódio e gorduras, evitando alimentos como biscoitos, bolachas e fast food.

Cuidado com a saúde

Priorize e cuide da sua saúde mental! Uma pessoa sem estabilidade emocional pode ter problemas com a comida, já que a usa para sentir a sensação de alegria e satisfação. Ademais, além de mudar seus hábitos alimentares, é importante se consultar com um psicólogo para tratar as emoções.

Exercícios

Faça, pelo menos, 30 minutos de atividade física por dia. Esse tempo já é ótimo para evitar problemas de saúde e contribuir para a prevenção de diversas doenças, como a obesidade.

Não mude seus hábitos de forma drástica

Cuidado ao tomar medidas drásticas! Nem sempre cortar tudo de uma vez será saudável, já que cortar muitas calorias de uma vez e pular refeições podem atrapalhar o processo de emagrecimento. Esse processo ensinará a ter constância e paciência com esse novo estilo de vida.

A doutora Raquel ainda explica: “É importante entender que a obesidade é uma doença crônica multifatorial e não tem cura, mas é possível fazer tratamento para controlá-la. Caso você ou algum conhecido esteja querendo começar o processo de emagrecimento, é importante consultar um especialista da área para que o tratamento seja feito corretamente e da melhor forma”.