A harmonização facial tem sido um dos procedimentos mais buscados nos consultórios dermatológicos brasileiros. Muitos pacientes buscam algum tratamento para corrigir pontos na face que não agradam, e a harmonização, além de entregar o resultado de equilíbrio das proporções do rosto, também pode ressaltar a beleza interior de cada um, dentro da sua individualidade.
Conforme explica a doutora Chris Radaic, é importante ressaltar que a harmonização é um combo de tratamentos, ou seja, geralmente mais de uma técnica é utilizada para que o objetivo de equilibrar as porções da face seja alcançado. A técnica mais comum é a dos preenchimentos, que pode ser feita com ácido hialurônico e toxina botulínica. Entre suas áreas de atuação estão a rinomodelação, projetar os lábios, o queixo e até mesmo o contorno da face.
A Dra. Chris, médica dermatologista especialista em injetáveis, explica os detalhes do procedimento: “É realizado em homens e mulheres, melhorando a autoestima dos pacientes. Muitos chegam com queixas sobre a face, e principalmente o nariz, mas não desejam passar pela cirurgia. A rinomodelação, que é uma das etapas da harmonização, é uma excelente solução nesse caso”.
A especialista também deixa claro que cada paciente é único e precisa passar por uma avaliação individual com um especialista para definir o tratamento. Alguns pacientes se preocupam com o procedimento após alguns casos que rodaram as redes sociais de exageros com a harmonização, entretanto, segundo a doutora, o objetivo do procedimento é revelar a beleza interior de cada um, e não transformá-lo em outra pessoa.