A Rede Globo vive uma onda de contenção de gastos pela qual praticamente todas as emissoras brasileiras estão passando. Mesmo sendo a mais rica entre elas, o canal da família Marinho precisa fazer ajustes.
Nesta quinta-feira (7), a Rede Globo dispensou mais de 100 funcionários no Rio de Janeiro, de acordo com o colunista Ricardo Feltrin, do UOL.
Agora, o “facão” da emissora deve passar em São Paulo. Demissões em massa devem ocorrer entre esta sexta-feira (8) e, mais tardar, na próxima semana.
Globo quer alterar contratos de trabalho
De acordo com Ricardo Feltrin, a Globo quer alterar o contrato de trabalho de seus profissionais. Atualmente, muitos deles trabalham no sistema PJ. A emissora quer alterar para CLT.
Os funcionários estariam temerosos em relação a isso porque no sistema PJ há um contrato a ser cumprido, já na CLT a emissora pode demiti-los a qualquer momento.
Globo enxuga gastos e quer evitar processos
Muitos profissionais (inclusive artistas) do sistema PJ que deixaram a Globo processaram a emissora. Eles entraram na Justiça pedindo para receber direitos trabalhistas. Por isso, a direção quer alterar os contratos para CLT.
Em relação às demissões, a Globo trabalha para enxugar gastos. Segundo Feltrin, a emissora realiza cortes há alguns anos. O problema não é só da Globo.
A RedeTV!, por exemplo, planejava extinguir as horas extras. Depois de ser pressionada por funcionários e sindicato, voltou atrás. Antes disso, porém, alterou o plano de saúde dos funcionários. Houve reclamações, mas a decisão permaneceu.