O advogado de Sikêra Jr., Rannieiri Lopes, revelou se o jornalista pode ser preso após o MP (Ministério Público) ter pedido a prisão dele em um caso de racismo. A denúncia foi realizada por conta de comentários racistas e misóginos feitos pelo apresentador no Alerta Nacional contra uma jovem negra que havia sido custodiada pelo Estado.
Na ação, o MP afirma que o jornalista extrapolou os limites da liberdade de expressão. O crime de racismo é previsto no código penal brasileiro e é considerado inafiançável. Além disso, o autor da agressão pode chegar a ser detido.
Agora, ao se pronunciar sobre o caso, o advogado de Sikêra Jr. nega que o apresentador tenha cometido qualquer tipo de irregularidade. Ele explica que não há um pedido liminar de prisão na denúncia formalizada pelo MP.
Sikêra Jr. não vai ser preso, diz advogado do jornalista
Lopes explica que, para que houvesse um pedido liminar de prisão, precisaria também de elementos que possam resultar em uma prisão. Ele destaca que o jornalista nunca sofreu nenhum tipo de condenação penal, tem residência fixa e trabalho lícito, por isso, não estaria sujeito a nenhum artifício que pudesse gerar essa prisão. As afirmações foram feitas por Lopes à Roger Turchetti, do canal Intervenção.
Sikêra Jr. será intimado pela Justiça
Ainda conforme o advogado de Sikêra, o apresentador deve ser intimado pelo Juiz a fazer uma defesa por escrito. Diante disso, o magistrado decidirá se aceita ou não, a denúncia do MP. Caso o Juiz opte por não aceitá-la, o caso é encerrado, contudo, caso ele aceite a denúncia, Sikêra Jr. sofrerá um processo, algo que ele ressalta ainda não ter acontecido.