Como administrar um clube e academia?

Saber como administrar um clube e uma academia é algo bem mais complexo do que se possa imaginar.

PUBLICIDADE

Saber como administrar um clube e uma academia é algo bem mais complexo do que se possa imaginar.

Afinal, cada segmento existente tem suas próprias peculiaridades, sejam clubes sociais, recreativos, academias, equipes esportivas, ginásios poliesportivos, etc.

Nesse artigo, porém, você irá encontrar 6 dicas fundamentais de como administrar um clube, independentemente do segmento que estiver. Confira!

Como administrar um clube? 6 dicas fundamentais

A administração de clubes realmente tem seus segredos, uma vez que difere de outros segmentos empresariais pelo trato direto com os associados, senso de comunidade instaurada, dentre outras características.

Assim, sua gestão deve acontecer de forma eficiente pensando no clube como um todo, integrando todas as suas áreas fundamentais.

1. Dominar o mercado e a área de atuação

Cair de paraquedas em um ramo empresarial qualquer não leva a um final positivo para o negócio.

Nesse caso, administrar um clube, seja qual for o segmento, exige compreender como funciona essa área.

Quais são os concorrentes? O que o público busca? Essas são apenas algumas das informações básicas que se deve ter conhecimento.

2. Escolher uma boa equipe administrativa

O primeiro passo de como administrar um clube e uma academia de forma eficiente, parte do apoio de uma equipe de profissionais capacitados, auxiliando nesse processo como um todo.

Um clube, assim como uma empresa, conta com diversas partes e pontos fundamentais para cuidar.

Sozinho, é praticamente impossível dar conta de tudo com a eficácia necessária para a evolução do projeto.

3. Usar as tecnologias a seu favor

Alinhada a essa primeira tratativa, outra dica fundamental atualmente é buscar apoio também nas tecnologias.

Apesar da contratação de outros profissionais para cuidar de setores específicos seja indispensável, retirar trabalhos complexos e simplificar as atividades com o uso de tecnologias faz toda a diferença.

Um sistema de gerenciamento de clubes, por exemplo, é um software capaz de integrar os diversos setores do negócio, e auxiliar no gerenciamento da empresa como um todo.

Um sistema de academia também oferece recursos de monitoramento de saúde, registro de dietas, entre outros. Isso permite aos alunos uma visão geral de sua jornada fitness. (Academia sistema)

Controle de entrada no clube, acompanhamento do pagamento das mensalidades dos associados, verificação dos pagamentos das despesas do clube (com funcionários, fornecedores, etc., cálculo dos lucros, geração de relatório de dados, e muito mais.

Todas essas funções podem ficar sob a responsabilidade de um software gestor, otimizando o tempo do gestor, para que seja possível focar em pontos cruciais.

Mais opções de software, visite Guia Sistema.

4. Ter um bom planejamento e metas a cumprir

Saber como administrar um clube parte da ideia de que cada passo dado deve ser devidamente calculado pela administração.

Trabalhar sem um plano muito bem detalhado a seguir, e sem metas objetivas e realistas a cumprir é nadar sem rumo para morrer à deriva.

5. Ter total controle financeiro

Como informado, um software gestor já traz muitos benefícios quanto a esse setor. De todo modo, os cuidados e controle financeiro do clube é algo primordial no trabalho de gestão.

Saber quanto entrou em determinado período, quanto está saindo, as despesas futuras, etc.

Ter uma noção completa desse cenário é o primeiro passo para se dar rumo à evolução do negócio.

6. Deixar as regras claras

Um clube, diferentemente de outras áreas empresariais, tem um contato e interação social ainda mais direto com os associados e colaboradores.

Assim, para que a administração tenha sucesso em suas funções, é fundamental que as demais pessoas envolvidas nesse processo cumpram com seu papel.

O associado, por exemplo, deve pagar suas mensalidades de forma correta, cumprir com os horários de funcionamento do clube, zelar pelo espaço, etc.

Cada clube, nesse caso, tem suas regras específicas, e a administração deve deixar claro quais são elas.

Em resumo, administrar um clube e uma academia é uma tarefa complexa, mas também é uma oportunidade para desenvolver habilidades em liderança, organização e gestão financeira. Seguindo essas dicas, você pode ter sucesso na administração do seu clube e ajudá-lo a crescer e prosperar.