Relembre 6 famosos que viveram os seus últimos dias em um asilo; alguns perderam tudo

Alguns artistas foram por problemas de saúde e outros porque perderam tudo.

PUBLICIDADE

Muitos pensam que a vida de uma pessoa famosa é apenas luxo e conforto. Mas, infelizmente, muitos artistas talentosos enfrentam dificuldades financeiras ao longo de suas carreiras. Embora a arte possa ser uma forma de expressão poderosa e ter um impacto significativo na sociedade, muitas vezes não é uma profissão tão lucrativa e, quando o trabalho falta, muitos perdem o que demoraram anos para juntar.

Nem todos os artistas que se tornaram conhecidos pelo grande público conseguem juntar dinheiro suficiente para cobrir suas necessidades básicas, como moradia, alimentação e saúde. E isso acaba se agravando na terceira idade. Por isso, muitos deles terminam seus dias em asilos, como o Retiro dos Artistas, que funciona com doações.

O Retiro abre as suas portas para artistas que passam dificuldades. Muitos deles faleceram no local. Já outros, como a cantora Vanusa, viveu seus últimos anos em asilos particulares. Relembre abaixo sete famosos que terminaram seus dias dessa forma.

Cláudio Corrêa e Castro

O ator, que atualmente pode ser visto na TV Globo na reprise de Chocolate Com Pimenta, passou por muitas dificuldades no final de sua vida. Em 2003, Cláudio Corrêa e Castro teve um divórcio desgastante e precisou sair de sua casa. Sem dinheiro, o ator foi para o Retiro dos Artistas, onde faleceu em 2005, aos 77 anos.

Berto Filho

O jornalista se tornou conhecido por apresentar inúmeros programas importantes da TV Globo, como Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico. Em decorrência de um câncer na garganta, Berto Filho faleceu em 2016. Ele tinha 75 anos e vivia no Retiro dos Artistas.

Telmo de Avelar

Famoso por ser o primeiro dublador do Pateta no Brasil, Telmo também atuou em novelas da TV Globo, como Irmãos Coragem. O artista passou o final de sua vida no Retiro dos Artistas, falecendo em 2017, aos 93 anos.

Edyr de Castro

Integrante do grupo As Frenéticas, a atriz, cantora e dançarina, Edyr Castro, foi acolhida no Retiro dos Artistas após ser diagnosticada com mal de Alzheimer. A artista faleceu em 2019, aos 72 anos.

Carlos Kurt

Conhecido por suas participações no programa Os Trapalhões, Carlos Kurt abandonou a televisão em 1993, quando descobriu que estava com mal de Alzheimer. Sem poder trabalhar, o ator foi com sua esposa para o Retiro dos Artistas em 1996, onde faleceu em 2003, aos 70 anos.

Vanusa

Internada por seu filho, a cantora Vanusa passou seus dois últimos anos de vida no asilo conhecido como Barros Residência para Idosos. A artista faleceu em 2020, aos 73 anos.