Tumor no pulmão e metástases cerebral: saiba quais são os sintomas do câncer que matou Glória Maria

A jornalista estava lutando contra a doença desde 2019; o câncer avançou e o tratamento parou de dar resultado.

PUBLICIDADE

Na manhã desta quinta-feira (02), foi confirmado o falecimento da jornalista Glória Maria, que estava lutando contra um câncer no pulmão desde 2019. A famosa foi submetida a um tratamento de imunoterapia que inicialmente obteve sucesso, mas aos poucos a doença foi se espalhando para o cérebro.

Por meio de uma nota, a Rede Globo afirmou que as metástases cerebrais foram retiradas por meio de um procedimento cirúrgico. No entanto, a doença voltou a avançar, mesmo com o tratamento. De acordo com o médico do hospital CopaStar, onde Glória Maria estava internada, as células cancerígenas se multiplicaram e migraram para outras partes do corpo, o que piorou o quadro de saúde da jornalista e dificultou o tratamento.

Pessoas que fumam tem mais chance de desenvolver câncer no pulmão

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer, foram diagnosticadas 30 mil casos de câncer no pulmão entre 2020 e 2022. A doença afeta principalmente tabagistas. Dos brasileiros que descobriram a doença, 90% faziam uso de cigarros diariamente.

Apesar disso, existem outros fatores que aumentam o risco de desenvolver a enfermidade, como se expor a substâncias poluentes, ficar perto de pessoas que estão fumando, inalar fumaça de indústrias que contêm gás arsênio, níquel e asbesto.

Sintomas do câncer de pulmão que ceifou a vida de Glória Maria

O câncer no pulmão, na maioria das vezes, se manifesta de forma silenciosa e costuma ser diagnosticado em fase avançada. Apesar disso, o tumor pode ser acompanhado por sintomas de falta de ar, tosse seca e contínua, dor no tórax e nas costas, redução do peso, ronquidão, muco contendo catarro e cansaço ao respirar.