Os Trapalhões foi um dos principais programas de comédia da televisão brasileira. Exibido na TV Globo de 1976 a 1995 a atração é até hoje considerada como uma das mais populares e bem-sucedidas do humor nacional, tendo uma enorme influência na cultura popular do Brasil.
O grupo Os Trapalhões era basicamente formado por quatro comediantes: Dedé Santana, Mussum, Zacarias e Didi. Cada um deles tinha suas próprias habilidades cômicas e juntos formavam um time engraçado e irreverente. Reunidos, eles criaram inúmeras histórias hilárias, piadas e paródias que conquistaram o público brasileiro.
A popularidade do grupo foi tão grande que eles logo se tornaram celebridades, estrelando filmes, programas de televisão e turnês pelo Brasil. Os Trapalhões eram conhecidos por sua alegria contagiante e pelo seu humor único, que misturava malandragem, ironia e bom humor.
No entanto, muitos anos se passaram desde o auge do programa, e de lá pra cá, não só Mussum e Zacarias faleceram, mas sim um verdadeiro time de humoristas que passaram pela atração da TV Globo. Relembre alguns:
Zacarias
Mauro Faccio Gonçalves, mais conhecido como Zacarias, foi o último comediante a integrar o quarteto Os Trapalhões, e foi também o primeiro a falecer. O mineirinho de Sete Lagoas nos deixou, aos 56 anos, em 18 de março de 1990. Por conta de sua magreza no leito de morte, muito se especulou que ele estaria com Aids, o que sempre foi negado pela família.
Mussum
Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, talvez fosse o mais carismático dos Trapalhões. É lembrado até hoje nas redes sociais com inúmeros memes e vídeos, para a alegria dos mais saudosos. O também sambista, que integrou o grupo Originais do Samba, faleceu em 29 de julho de 1994, aos 53 anos, após um transplante cardíaco.
Jorge Lafond
Famoso com o personagem Vera Verão, da Praça é Nossa, Jorge Lafond também fez alguns trabalhos na TV Globo. O humorista morreu em 28 de dezembro de 2002, aos 50 anos, após um infarto fulminante. Relembre abaixo uma de suas participações com Os Trapalhões.
Tião Macalé
Considerado por muitos como o quinto Trapalhão, Tião Macalé faleceu em 1993, aos 66 anos. O humorista sofria de problemas pulmonares.
Dino Santana
Irmão de Dedé Santana, Dino foi coadjuvante do programa Os Trapalhões durante anos, chegante até a participar de alguns filmes do quarteto. Vítima de câncer de próstata, o artista faleceu em 2010 aos 70 anos.
Ted Boy Marino
O lutador de luta livre começou a trabalhar com Renato Aragão ainda no programa Os Adoráveis Trapalhões, da TV Excelsior. Nos anos 80 voltou a fazer esquetes com Didi Mocó, desta vez na Globo. Ted Boy Marino faleceu em 2012 após complicações de uma cirurgia. Ele tinha 72 anos.
Felipe Levy
Outro coadjuvante importante do programa, Felipe Levy morreu em 2008, aos 69 anos, após uma parada cardíaca. Relembre abaixo uma das esquetes clássicas em que o ator participou.
Carlos Kurt
Sempre no papel de vilão nas esquetes e nos filmes, Carlos Kurt teve um final triste. Diagnosticado com mal de Alzheimer, o ator abandonou a televisão e se internou em 1996 no Retiro dos Artistas. Esquecido pela mídia, Carlos Kurt faleceu em 2003, aos 70 anos. Relembre abaixo uma de suas esquetes.
Maurício do Valle
Outro ator que costumava fazer alguns vilões no programa, Maurício do Valle faleceu no 7 de outubro de 1994, aos 66 anos. Relembre abaixo ele aprontando todas com Renato Aragão.
Marina Miranda
A humorista trabalhou não só nos Trapalhões, como também em outros clássicos da televisão brasileira, como a Escolinha do Professor Raimundo. Marina Miranda faleceu em setembro de 2021 após travar uma luta contra o mal de Alzheimer. Ela tinha 90 anos.
Roberto Guilherme
Último a nos deixar, Roberto Guilherme, assim como Tião Macalé, também era considerado o quinto Trapalhão. O eterno Sargento Pincel faleceu no último 10 de novembro, aos 84 anos. O artista lutava contra um câncer.