Nessa fase inicial do ano, onde muitas oportunidades surgem, bares, restaurantes e deliverys devem contar com um bom planejamento estratégico para que os resultados sejam positivos. Segundo Marcelo Marani, para que tudo saia como o idealizado, é necessário seguir alguns passos.
De acordo com o CEO do portal Donos de Restaurantes, em primeiro lugar, é importante entender o que está acontecendo no mercado. Fazer uma análise dos fatores externos ao negócio é essencial. “Pesquise sobre a concorrência, o público-alvo e as tendências do mercado gastronômico na sua região”, comenta.
Após isso, é necessário pensar nos objetivos principais e definir metas. Para isso, é preciso ser o mais específico possível e ter metas mensuráveis. Por exemplo: precisamos aumentar as vendas em X% ou aumentar a frequência de clientes em x%.
Isso vai trazer uma clareza muito grande para a liderança e aumentar o foco no que realmente traz impacto positivo para o negócio. O terceiro passo é usar uma ferramenta amplamente reconhecida no mercado: a matriz swot. E então, identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. “Para isso, avalie as forças e fraquezas do seu negócio e identifique oportunidades e ameaças no mercado”, explica.
Para colocar tudo o que já levantou em prática, é necessário pensar nas estratégias de implementação. Com isso, é preciso pensar e escrever como conquistar cada uma das metas propostas, considerando os pontos levantados na matriz swot.
O último passo é o monitoramento, a revisão dos objetivos e os ajustes. “Monitore os resultados para avaliar se o plano estratégico está funcionando como planejado. Revise e ajuste o plano estratégico regularmente para garantir que ele esteja alinhado às mudanças no mercado e às necessidades do negócio”, finaliza.