O Fantástico deste domingo (29) informou aos telespectadores da TV Globo sobre o que acontece na terra Yanomami, em Roraima. A reportagem foi anunciada durante toda a semana na programa da emissora. Maju Coutinho deu alguns detalhes antes de chamar a matéria.
“O Brasil diante de uma tragédia humanitária em seu próprio território”, anuncio Maju Coutinho, chamando reportagem de Sônia Bridi e de Paulo Zero direto da terra Yanomami, no estado de Roraima. As imagens exibidas na revista eletrônica semanal da TV Globo foram fortes.
Fantástico mostra que situação dos yanomamis é grave
A situação dos indígenas yanomami é catastrófica. O Fantástico foi até Roraima mostrar detalhes de como os yanomamis estão vivendo uma triste situação de fome, desnutrição e malária. Muitos deles precisaram ser transferidos para Roraima em condições precárias de saúde.
As imagens exibidas pelo Fantástico foram fortes e mostraram como alguns dos yanomamis estão desnutridos e correndo risco de morte. O avanço do garimpo ilegal na região contamina a água e contamina esta que é uma das principais fontes de vida.
Maju Coutinho fala sobre ajuda aos yanomamis
Após a longa reportagem de Sonia Bridi, Maju Coutinho informou que o Fantástico tentou contato com o ex-presidente da Funai, Marcelo Xavier, e com o ex-ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira de Oliveira, mas não conseguiu contato com nenhum deles. A apresentadora do Fantástico, que tem comandado a revista eletrônica semanal sozinha nas férias de Poliana Abritta, informou que é possível ajudar os yanomamis pelo site paraquemdoar.com.br.