9 novelas mexicanas dos anos 90 que vale a pena assistir novamente

Algumas novelas mexicanas ficaram marcadas na memória do telespectador e merecem serem assistidas novamente.

PUBLICIDADE

Algumas novelas passam despercebidas e logo o público se esquece, em compensação outras, ficam marcadas por gerações. Mesmo sendo tramas antigas com quase trinta anos desde sua produção, ainda parecem bastante atuais por sua história.

Abaixo listamos nove novelas mexicanas que fizeram tanto sucesso no seu país de origem, no Brasil e em outros países que vale a pena voltar a ver a trama.

Luz Clarita


Quando o México produzia novelas mexicanas voltadas para o público infantil (atividade encerrada em 200), logo o SBT comprava o direito de exibição das tramas para transmitir em suas noites, muitas vezes as reprisando durante o dia. Luz Clarita fez enorme sucesso. A trama foi lançada em 1999, contando com Daniela Lujan como a protagonista ainda na infância.

Luz Clarita era uma garotinha que era criada pela avó, que vem a falecer. Sem ninguém no mundo, a menina passa a viver no orfanato das freiras. Mariano, interpretado por César Évora, decide adotar Luz Clarita para fazer companhia para sua filha Mariela, que por sua vez se tornou uma menina muito triste e amarga após perder a mãe.

A Usurpadora


Produzida em 1999, a trama segue atual quase 24 anos após a sua produção. Exibida no Brasil oito vezes, sendo a mais recente pelo canal Viva, em 2022, a trama protagonizada por Gaby Spanic ultrapassou fronteiras e ganhou novas versões.

A Usurpadora de 1999 já era um remake, mas acabou se tornando o mais famoso de todas as versões do dramalhão. A novela consiste em mostrar duas irmãs gêmeas separadas quando crianças. Na fase adulta, Paola, a irmã rica, chantageia a irmã gêmea pobre para se passar por ela, a fim de que curta a vida sem que ninguém note sua ausência.

Carrossel das Américas


Produzida em 1996, a novela infantil ganhou várias exibições pelo SBT e até uma versão brasileira com Larissa Manoela e Maísa Silva. A produção mostra o dia a dia dos alunos da professora Helena. É um remake da mesma novela produzida em 1989 e que também foi exibida no Brasil algumas vezes.

Na época da estreia, foi exibida para toda a América Latina ao mesmo tempo e a trama foi uma homenagem aos 500 anos do descobrimento da América. No Brasil a trama substituiu Carrossel, versão mais antiga da mesma história com a mesma protagonista, sendo uma espécie de continuação do dramalhão mirim.

Maria Mercedes


Possivelmente a próxima novela mexicana a ser exibida pelo canal Viva, Maria Mercedes é protagonizada por Thalia. Ganhou uma versão brasileira reprisada recentemente pelo SBT chamada Maria Esperança e protagonizada por Barbara Paz.

Mostra a história de uma moça pobre que fica rica de uma hora para a outra ao aceitar se casar com um homem que está prestes a morrer e tem muito dinheiro. Herdeira, ela passa a ser alvo do ódio de quem gostaria de estar em seu lugar e ficar com sua fortuna.

O Privilégio de Amar


A trama começou a ser produzida em 1999, mas seus últimos capítulos só foram exibidos no começo de 2000. A novela mexicana conta com Adela Noriega como protagonista de um dramalhão clássico: Cristal, de 1985, que ganhou outras versões conhecidas, como Triunfo do Amor e a brasileira Cristal protagonizada por Bianca Castanho e Dado Dolabella, reprisada pelo SBT entre 2022 e 2023.

Marimar


Mais um clássico com Thalia que foi exibido algumas vezes pelo SBT e uma vez pelo canal Viva, pertencente a Rede Globo. Marimar é uma moça pobre que se apaixona por Sergio, um playboy que se casa com ela para se vingar do pai e da madrasta.

Com o tempo ele acaba se apaixonando por Marimar, mas terá de aturar seu desejo de vingança, pois a moça mudou de vida, ficou rica, e tem sede de vingança por toda a humilhação que sofreu nas mãos de Sergio e seus familiares.

Maria do Bairro


Uma das novelas latinas mais famosas no mundo, Maria do Bairro é estrelada por Thalia e está em sua fase final na tela do canal Viva atualmente. Já foi exibida pelo SBT diversas vezes, sendo uma delas apenas para São Paulo, uma vez que entrava no ar antes das 14h, período em que muitas afiliadas da emissora possuem programação local.

Maria ganha o amor e o ódio de Luís Fernando, interpretado por Fernando Colunga, e sofre nas mãos da vilã Soraya Montenegro, interpretada por Itati Cantoral.

Os Parentes Pobres


O dramalhão de 1993 tem um enredo bem típico das novelas mexicanas: mocinha alegre que perde tudo, fica na ruína e descobre quem realmente são seus amigos, além de ter de enfrentar os desafios de sua nova vida.

A trama é protagonizada por Lucero e conta com grande elenco, como Alexis Ayala, Rogelio Guerra, Ana Patricio Rojo, Chantal Andere, Patricia Navidad, entre outros.

Canavial de Paixões


Apesar de muita gente no Brasil conhecer esse título pela versão brasileira do dramalhão produzida e exibida pelo SBT, a trama é originalmente mexicana. A novela de 1996 conta com Daniela Castro (a Graziela de O Que A Vida Me Roubou) no auge de seu trabalho como atriz em uma história intensa. Foi exibida pela CNT no Brasil.