A cultura organizacional se refere a um conjunto de valores, crenças e ações, que definem como a empresa se direciona. Segundo a Dra. Erica Belon, essa cultura é importante para guiar e alinhar os comportamentos dos funcionários no trabalho, se destacando como um planejamento estratégico em busca de resultados positivos para a empresa se diferenciar no mercado de trabalho.
De acordo com a empresária, doutora em Administração de Negócios e especialista em neurociências, revela que é através da cultura organizacional que a empresa dará ou não bons resultados. “Se a cultura da empresa é voltada para resultado, seu time será levado a trazer um resultado positivo. Se a empresa é voltada para qualidade, seu time será voltado para qualidade também”, comenta. As crenças da empresa são desenvolvidas a partir da convivência de um grupo.
A cultura organizacional revela a ética, a moral e a credibilidade que a empresa possui. Ela orienta quais caminhos devem ser seguidos para os funcionários e quais rendimentos devem ser buscados. A cultura também serve como um guia para as decisões futuras para o ambiente de trabalho, além de ajudar a promover uma competição saudável dentro do ambiente de trabalho.
Dra. Erica reflete que é importante o empresário ter o papel fundamental de fortalecimento dessa cultura. “Sempre falo aos empresários: pare para refletir, para que tipo de cultura você tem direcionado a sua empresa?”. Dependendo da resposta, o ambiente se torna um espaço de promoção de produtividade e os colaboradores passam a se dedicar mais fielmente aos trabalhos.
Uma cultura organizacional bem alinhada tem o dom de avaliar potenciais talentos para a empresa e contratar profissionais bem qualificados e capazes de gerir um negócio. As equipes se tornam autônomas e são mais ágeis para resolver possíveis problemas que possam surgir, se tornando de extrema importância quando bem definida dentro da empresa.