O Bloco Rastafare é o maior bloco de carnaval de rua da região serrana do Rio de Janeiro e todos os anos desfila na sexta de carnaval, em Nova Friburgo.
No último domingo, dia 22 de janeiro, aconteceu o primeiro ensaio do bloco com a apresentação das cinco musas selecionadas: Thaís Chermut, Renata Martins, Jéssica Bastos, Hillare Pontes e Alannys Gabriele, que estão concorrendo para o posto da Rainha.
Foto divulgação: Musas do Bloco Rastafari
O Diretor do Bloco, Elton Junior, faz questão de evidenciar que o ambiente deve ser descontraído e sem competição, pois o objetivo principal é se divertir e fazer valer a festa de carnaval.
Em uma entrevista exclusiva com a comunicadora Renata Martins, ela nos contou tudo sobre sua paixão pelo carnaval carioca e suas expectativas para o bloco, confira:
Quem é Renata Martins?
Eu sou Renata Martins, mais conhecida como Renatinha. Tenho 28 anos e sou carioca da gema. Sou comunicadora por formação e trabalho com política desde nova, ocupando hoje o cargo de Secretária Geral Nacional do PTB. Nas horas vagas, gosto de utilizar as minhas redes sociais para atingir pessoas, influenciar mulheres e mostrar o meu dia a dia, e claro, com uma pitada de humor.
Quando começou a sua paixão pelo Samba?
Minha referência veio do meu pai, Norberto Martins, onde o mesmo sempre foi envolvido com o samba. Muito jovem era um dos diretores de ala da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Logo depois, engajado com a sua Escola do coração, a Beija-Flor de Nilópolis, sempre desfilou e esteve a frente dos eventos.
Pode-se dizer que essa paixão passou no sangue?
Sem dúvidas esse encanto pelo samba passou de pai para filha. Lembro-me, ainda muito pequena, quando meu pai me levava nos ensaios do Salgueiro. Apesar de pouco conhecimento desta escola, especificamente, era a que tínhamos mais perto de casa, e ele não queria deixar de me levar. Ainda sem conhecer a imensidão do desfile da Sapucaí, eu já me apaixonei pelos ensaios de rua do Salgueiro. Posso dizer que, hoje, meu coração é dividido entre o Salgueiro e a Beija-Flor, a qual sempre desfilo.
Como foi a seleção e convite para ser uma das musas do Bloco Rastafare?
Mesmo desfilando na Sapucaí e tendo intimidade com o samba, confesso que ser musa de um reconhecido bloco de carnaval de rua e estar em destaque foi uma surpresa incrível e me senti muito lisonjeada com esse convite.
Quais são suas expectativas para a Rainha do Bloco Rastafare?
Como o próprio Diretor do Bloco, Eltinho, nos fala, não é uma competição. Para mim, o carnaval é festa, diversão e espontaneidade, e ser Musa do Bloco já é uma honra, quiçá Rainha. De qualquer forma, nós, mulheres, devemos colocar em prática a palavra Sororidade e nos apoiarmos sempre. Cada uma das Musas foi selecionada a dedo e todas tem qualidades de Rainhas.
A Musa finaliza a entrevista deixando o recado que o lançamento oficial do Bloco Rastafare acontecerá no dia 29 de janeiro com Bateria Tsunami, Filhas de Bamba e DJ Saulo Emerick, na Casa de Eventos Jardim Natureza, em Nova Friburgo. Não fique de fora!