Mãe vendida como escrava e orelhas mutiladas por patrões: o triste relato de Manoel Soares é para pessoas fortes

Manoel Soares detalhou algumas passagens da vida de sua mãe, submetida a trabalho forçado como doméstica no interior da Bahia.

PUBLICIDADE

O querido apresentador Manoel Sores, destaque das manhãs da Rede Globo, fez um duro desabafo com relação ao passado de sua mãe. Na década de 1960, dona Ivanete, que hoje tem 63 anos, foi submetida a condições de trabalho análogas à escravidão quando a família residia no Recôncavo Baiano (Bahia).

Em entrevista concedida ao podcast Quem Pode, Pod, transmitido pelo YouTube, o comunicador ficou emocionado ao descrever os desafios enfrentados por Ivanete ao longo de sua vida. O famoso pontuou que sua genitora pode ser uma das únicas pessoas que, na mesma vida, passaram pela condição de escravos e pela inserção ao mundo virtual, com amplo acesso às tecnologias e à internet. Hoje, a mamãe coruja sente um enorme orgulho de seu filho famoso e é sucesso nas redes sociais.

Manoel Soares detalha história de vida de sua mãe

Falando sobre a inclusão digital pela qual a sua genitora passou, Manoel Soares resumiu algumas das dificuldades que a mãe enfrentou ao longo de sua vida. “A gente está falando de uma mulher que foi vendida e comprada no Recôncavo Baiano na década de 1960. Imagina que minha mãe foi vendida. E ela viveu essa escravização. Ela tem uma das orelhas cortada porque seus donos rasgaram a orelha dela. Ela tem um monte de traços de uma vida que a gente acha que é [passado]”, disse ele.

Além das violências físicas, Ivanete também foi submetida a situações de assédio moral e sexual. Sendo uma mulher muito bela, a matriarca foi abusada diversas vezes por seus patrões no exercício do trabalho doméstico. Além disso, o apresentador não esquece do episódio no qual a mãe chegou aos prantos em casa ao receber escovas de dente usadas dos seus abusadores para que pudesse dar aos filhos. “A mulher deu um monte de escovas [de dentes] usadas e disse: ‘é só você colocar na água quente dá para eles [os filhos de Ivanete] usarem’”, recordou com pesar.

Manoel Soares faz contundente desabafo sobre a escravidão

O apresentador da Rede Globo pontuou que os aproximados 130 anos desde o fim da escravidão no Brasil ainda representam um passado muito recente e que deixou estigmas que se perpetuam na sociedade até os dias de hoje. Por isso, enxergar a força de sua matriarca para superar todos os desafios que enfrentou desde o tempo em que foi submetida a condições forçadas de trabalho doméstico é motivo de inspiração para seguir em busca dos seus objetivos.