O Jornal Nacional deste último sábado (21), não teve a presença de William Bonner e Renata Vasconcellos, âncoras, em sua bancada. Ana Paula Araújo, que comanda o Bom Dia Brasil, foi uma das escalonadas a substituir a dupla de jornalistas da Globo.
Infelizmente, a edição deste dia traz uma triste notícia aos brasileiros, com a contabilização do óbito de mais de 500 crianças. Uma reportagem trouxe esses tristes fatos, que aconteceram com indígenas.
Jornal Nacional noticia o óbito de mais de 500 crianças
Uma das reportagens do Jornal Nacional mostrou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aos indígenas Yanomami. O político, esposo de Janja, prometeu ajuda médica para essa crise humanitária, além de dar fim ao garimpo ilegal que assola Roraima.
Segundo o jornalístico, entre 2019 e 2022, o Ministério da Saúde registrou o óbito de mais de 500 crianças Yanomami. Elas foram vítimas de desnutrição, pneumonia, diarreia e malária, entre outras doenças.
Neste sábado, Lula decretou a criação de um comitê interministerial para elaborar um plano de ação que deve ser apresentado em até 45 dias. De imediato, será transferido um hospital de campanha da aeronáutica para a capital de RR, Boa Vista, vindo do Rio de Janeiro, devendo ficar pronta até o próximo dia 27.
Lula toma medida sobre crise humanitária com Yanomami
Presidente Lula enviará médicos para atendimentos a indígenas. Ele disse que será implementado um plantão de saúde próximo das aldeias, pois seria mais fácil transportar 10 médicos ao invés de 200 pacientes. “Devemos mostrar que o SUS é capaz de realizar um trabalho que orgulhe e que honre”, declarou.