Câncer de intestino: qual o grupo de risco da doença de Preta Gil e Simony?

Saiba qual é o grupo de risco da doença que está se tornando cada vez mais comum no Brasil.

PUBLICIDADE

Todos foram pegos de surpresa com a notícia da doença de Preta Gil, a cantora e empresária de 48 anos compartilhou com o público seu diagnóstico de câncer no intestino e disse esperar receber as energias positivas das pessoas que realmente gostam dela.

Apesar de não parecer, o câncer no intestino tem se tornado cada vez mais comum, inclusive, não é só Preta que luta contra a doença. A cantora Simony foi diagnosticada com o problema no ano de 2022 e desde então realiza tratamentos incessantes para sanar o problema.

Doença está se tornando comum

Além das duas famosas, dois ex-jogadores de futebol também foram diagnosticados com esse tipo de câncer, mas, infelizmente, perderam a batalha e deixaram esse mundo, Roberto Dinamite, que faleceu aos 68 anos no último dia 8 de janeiro e Pelé, que faleceu aos 82 anos no dia 29 de dezembro de 2022.

Dados do Inca, Instituto Nacional do câncer, esse tipo de câncer não é raro. Cerca de 40 mil novos casos são descobertos todos os anos. Geralmente, no início a doença é assintomática, dificultando o diagnóstico precoce, pois sem sintomas, a maioria das pessoas não se preocupa em investigar.

Bruna Schwan Guerini de Almeida, médica proctologista especialista no problema, apontou que todas as pessoas acima de 45 anos fazem parte do grupo de risco da doença. Segundo ela, a partir dessa idade já é importante investigar por meio de exames de rotina a existência da doença.

A especialista também recomenda que pessoas que tenham casos na família, também usem como parâmetro a idade que o parente descobriu a doença para começar a investigação, pois as chances para pacientes com propensão genética para a doença são maiores.

Preta iniciará o tratamento na próxima segunda-feira

Preta deve iniciar o tratamento na próxima segunda-feira e conta com o apoio da família e dos amigos.