Na tarde desta quarta-feira (11), faleceu o guitarrista Jeff Beck, considerado um dos melhores do mundo no seu ramo. Apelidado de o Deus da Guitarra, o músico tinha 78 anos e morreu após contrair uma meningite bacteriana. Segundo sua família, Jeff teve uma morte tranquila. Ele ficou conhecido mundialmente após entrar para a banda The Yardbirds em 1960.
Jeff foi um dos pioneiros a fazer a ponte entre o rock psicodélico e o blues-rock. Após alguns anos o estilo passou a se chamar heavy metal. O músico transitou em diversos estilos musicais, dentre eles o jazz, blues, eletrônica e chegou a explorar até o funk. Em 2015, o guitarrista ficou em 5° lugar no ranking da revista Rolling Stone como o melhor de todos os tempos em seu instrumento.
Jeff Beck falece aos 78 anos; ele fez muito sucesso no Yardbirds
O famoso nasceu na capital da Inglaterra, Londres, em 1944. Quando cresceu, ele entrou para a escola de arte e logo depois foi chamado para substituir Eric Clapton, que integrava a banda Yardbirds. O músico participou apenas de um disco do grupo, mas estava presente nos maiores sucessos que a banda lançou.
Jeff acabou sendo demitido após quase dois anos fazendo parte da banda. De acordo com informações, ele não tinha uma boa relação com os colegas de trabalho e não possuía compromisso com os trabalhos do grupo. Ao sair do Yardbirds, ele seguiu carreira solo e lançou seu primeiro álbum chamado Truth, em 1968.
Jeff Beck foi considerado um dos melhores guitarristas do mundo
Ao longo de sua carreira, o guitarrista conquistou 8 prêmios no Grammy, se destacando na categoria de melhor performance de rock instrumental. Jeff entrou para o Hall da fama após se destacar em diversos projetos e carregar uma legião de fãs para os seus shows.