William Bonner e Renata Vasconcellos levaram ao ar no Jornal Nacional uma notícia triste nesta sexta-feira (6). Os âncoras do telejornal mais assistido da TV brasileira repercutiram a morte de um homem em hospital de São Paulo.
“A morte de um homem que pretendia fazer uma redução bariátrica chama a atenção para a fila de interessados na cirurgia”, anunciou Renata Vasconcellos. “5 milhões de brasileiros”, disse Bonner, dando o número de quantas pessoas estão na fila aguardando pela cirurgia. A obesidade é um grave problema de saúde no país.
Homem morre por falta de atendimento devido à obesidade
Vitor Augusto Marcos de Oliveira tinha 25 anos e faleceu do lado de fora do Hospital Geral de Taipas, onde aguardava para ser atendido. Não havia maca para suportar o peso dele – 190 quilos. A mãe de Vitor Augusto foi filmada desesperada, gritando por socorro.
O rapaz sofreu parada cardíaca, os socorristas que o levaram até o hospital de ambulância tentaram reanimá-lo, mas não teve como. Vitor Augusto havia passado mal na manhã de quinta-feira. Antes de falecer, o homem havia sido atendido em uma UPA e no Hospital de Vila Nova Cachoeirinha, no bairro homônimo, na zona norte de São Paulo.
Obesidade é problema de saúde pública
A obesidade é um problema grave de saúde público. A morte de Vitor Augusto lança luz sobre este tema. O JN, assistido diariamente por milhões de brasileiros, repercutiu o tema e exibiu reportagem que mostrou pessoas que estão na fila aguardando para serem atendidos.