Papa emérito Bento XVI morre aos 95 anos no Vaticano, deixando pessoas do mundo todo de luto

O Vaticano já havia informado recentemente que o estado de saúde de Joseph Ratzinger era grave.

PUBLICIDADE

Morreu neste sábado, dia 31 de dezembro, o papa emérito Bento XVI. Ele tinha 95 anos e sua saúde vinha piorando muito nos últimos dias, inclusive o Papa Francisco pediu orações aos fiéis.

É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano“, informou o comunicado. Pessoas do mundo todo estão deixando mensagens nas redes sociais comentando a notícia.

Joseph Ratzinger, o Bento XVI, estava enfrentando problemas de saúdes e os últimos anos estavam bem difíceis para ele. Nesta última sexta-feira (30), o Vaticano divulgou um comunicado confirmando que a situação do papa emérito era realmente grave.

Vaticano já havia alertado para estado de saúde de Bento XVI

Ele renunciou no dia 10 de fevereiro de 2013 e a partir daí passou a viver no Vaticano, em um mosteiro. Bento XVI ficou quase oito anos à frente da Igreja Católica e enfrentou várias polêmicas.

Em seu aniversário de 90 anos, o papa emérito confessou: “Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho“. Ele surpreendeu o mundo ao renunciar ao cargo.

Católicos do mundo todo lamentam morte do papa emérito

João Paulo II, assim como Paulo VI, também chegaram a cogitar uma possível renúncia devido ao estado de saúde, só que se mantiveram no cargo de líder da Igreja Católica.

Quando renunciou ao cargo, Bento XVI estava consciente, mas alegou que já não tinha forças para continuar a missão. Ainda não foi informado quando será o sepultamento de Joseph Ratzinger.