O apresentador e escritor Jô Soares faleceu em agosto, aos 84 anos, em São Paulo. Jô estava internado em hospital da capital paulista e faleceu durante a madrugada do dia 5 de agosto. A morte de Jô repercutiu bastante, mas a causa do óbito ainda não havia sido divulgada.
Nesta quinta-feira (22), o Notícias da TV divulgou informações que constam na certidão de óbito do apresentador. José Eugênio Soares tinha 84 anos e a morte foi registrada em cartório de São Paulo. Complicações devido à obesidade levaram Jô à morte.
Certidão de óbito descreve causas da morte de Jô Soares
Aos 84 anos, Jô Soares faleceu por problemas relacionados à obesidade. O documento informa o apresentador sofreu estenose aórtica, insuficiência renal, fibrilação arterial e insuficiência cardíaca. As insuficiências no rim e no coração indicam que esses órgãos já não estavam cumprindo suas funções corretamente.
A estenose é causada pelo estreitamento de uma válvula do coração, o que deixa o fluxo de sangue obstruído. Na época da morte de Jô Soares, a causa não havia sido divulgada para o público. Jô Soares também havia pedido que seu caixão fosse lacrado.
Obesidade
A Organização Mundial de Saúde considera a obesidade uma doença. Este problema acontece quando há excesso de gordura corporal. Nas últimas décadas, a obesidade tem aumentado em todo o mundo. Diferente do que pensa o senso comum, a obesidade pode ser causada por diversos fatores – e não só pelo excesso de ingestão de alimentos -, entre eles genéticos e psicológicos.