Na reta final do mandato de presidente, Jair Bolsonaro (PL) foi notícia no Jornal Nacional desta terça-feira (20). A jornalista Ana Paula Araújo noticiou que a Secretaria Geral da Presidência informou que o presidente editou decreto renovando a concessão da Globo.
A nova concessão da Globo de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal terá duração de 15 anos, mesmo tempo de duração da concessão anterior, editada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2007.
Ana Paula Araújo dá notícia sobre renovação de concessão da Globo
Chegou a existir grande expectativa sobre a renovação da concessão da Globo por parte do Governo Federal. Bolsonaro sempre criticou a emissora e disse que só renovaria a concessão se toda a documentação estivesse ok. Entre os apoiadores do presidente, havia torcida para que não houvesse renovação.
No Jornal Nacional, Ana Paula Araújo informou que o ministério das Comunicações se manifestou favorável à renovação da Globo. Por ser um veículo de radiodifusão que opera em uma frequência pública, a concessão é item fundamental para o funcionamento do canal.
Record TV é citada no Jornal Nacional
Ana Paula Araújo informou que, além da Globo, foram renovadas as concessões da Record TV, em São Paulo, e da Band, em Minas Gerais. Não é comum ver a TV Globo citando emissoras concorrentes em seus programas. Depois da edição do decreto por parte do presidente, a Constituição determina o envio do caso ao Congresso Nacional, que fará a deliberação.