No ano de 2020, o mundo presenciou com tristeza a morte de George Floyd durante uma operação policial nos Estados Unidos. Na ocasião, o homem negro morreu asfixiado após um policial branco ajoelhar em seu pescoço por nove minutos. As cenas foram filmadas e geraram impacto a nível mundial, causando um onda de protestos antirracistas por vários países.
Na última edição do quadro ‘Quem Quer ser um Milionário?’, apresentada pelo Domingão com Huck no último domingo (4), uma pergunta sobre o caso Floyd foi realizada durante o quiz. A questão era qual a frase dita pelo norte-americano George Floyd antes de ser morto por policiais.
Pergunta feita do Domingão gera discussão antirracista
Após a repercussão negativa do episódio, Luciano Huck teve a atenção chamada pelo professor, advogado e colunista da Folha de S. Paulo Thiago Amparo. Thiago afirmou que um episódio tão traumático para a comunidade negra não poderia ser abordado em um quiz de entretenimento.
Na ocasião, o apresentador afirmou que o advogado tinha toda razão, e que ele não teria conhecimento prévio das perguntas antes de irem ao ar. Luciano ainda afirmou que conversaria com Thiago de forma privada e pediu desculpas pelo erro cometido.
Vc tem toda razão sobre a pergunta formulada. Estou cada vez + consciente do qto devo evoluir no letramento antirracista além da intenção. Não tenho acesso prévio às perguntas e desta vez não tive a presença de espírito p/ reagir de imediato. Errei. Peço desculpas.E vms conversar https://t.co/zFGbytxzML
— Luciano Huck (@LucianoHuck) December 6, 2022
Luciano pede perdão ao vivo
No programa Domingão com Huck, exibido no último domingo (11), Luciano reservou alguns momentos para se desculpar novamente pelo episódio. “Foi um erro grave nosso, eu não tive presença de espírito na hora de sacar o quanto aquela pergunta era inapropriada e não precisava estar ali“, disse o apresentador se retratando por ele e toda sua equipe.