Manoel Soares, que ao lado de Patrícia Poeta, comanda o Encontro, atração que é exibida nas manhãs da Rede Globo, decidiu enveredar também pelo universo da música e já fez a sua estreia como cantor.
O apresentador participou do Pretinho Falador, música que dá título ao EP do sambista Tunico, que foi gravado, recentemente, pela Sony Music. Nesse trabalho, além de intérprete, Manoel Soares também atua como compositor da canção Pretinho Falador, que já pode ser ouvida nos streamings de todo o território nacional.
A música aborda o preconceito racial
A música tem como tema principal o preconceito racial sofrido pela população negra brasileira junto à sociedade do nosso país, que permanece cada vez mais latente. Sobre esse trabalho musical, Manoel declarou: “Sempre fui apaixonado por cantar, tocar e compor, então, estou muito feliz por ter a minha estreia na música ao lado de um artista que admiro tanto, como o Tunico”.
Ele torce para que com essa música, a população negra tenha a inspiração necessária para poder enfrentar, no decorrer da sua trajetória, qualquer problema relacionado ao preconceito que venha a sofrer. Na letra de Pretinho Falador, Manoel Soares fez questão de incluir trechos do hino da África do Sul para prestar uma homenagem aos seus ancestrais.
O apresentador também é autor do livro Para meu amigo branco, onde aborda os hábitos racistas que, segundo ele, estão enraizados na sociedade brasileira. Nessa publicação, Manoel não deixa de fazer reflexões sobre temas como racismo estrutural, branquitude e racismo reverso.
Manoel Soares é Embaixador Cultural da União Africana
Além disso, ele ocupa o posto de Embaixador Cultural da União Africana, que fundou uma organização para promover a interação dos povos das nações africanas. Diante disso, Manoel Soares vem se dedicando, cada vez mais, ao movimento negro e à sua luta antirracista.