Leonardo e Leandro Castelo, os Reis do Franchising, fazem suas apostas para o mercado de franquias em 2023

O mercado de franquias está em constante crescimento em cenário nacional.

PUBLICIDADE

Apenas no primeiro semestre de 2022, o setor de franquias cresceu 12,9% se comparado ao mesmo período de 2021, passando de um faturamento de R$81 bilhões para R$91,43 bilhões. Estimando a sequência do desenvolvimento do segmento, Leonardo Castelo, conhecido nacionalmente como o Rei do Franchising e presidente da 300 Franchising, acredita que marcas com capilaridade acima de 500 unidades e baixo número de funcionários tendem a crescer significativamente.

– Marcas de alta escala, baixo investimento, fácil gestão, poucos funcionários e que gerem uma excelente experiência de consumo ao cliente. Todos esses pontos reunidos agregam muito valor para as marcas.

CEO da 300 Franchising e Rei do Franchising, considerada a maior do setor de franquias em âmbito nacional e uma das maiores do mundo, Leandro Castelo projeta um grande crescimento da empresa para o ano de 2023. A estimativa dele é de um acréscimo de 3500 unidades franqueadas dentro do prazo de um ano. Na atualidade, a companhia trabalha com 90 marcas e 7500 unidades.

Perguntado quanto a uma projeção para o próximo ano, Leonardo Castelo ainda acredita que a empresa tenha potencial para crescer 55% em 2023, ou seja, uma escalada muito superior ao ano de 2022.

Por fim, Leandro Castelo ainda deu algumas dicas de ouro aos empresários que pretendem investir no mercado de franquias. O CEO da 300 Franchising destacou os três principais pilares que precisam ser observados antes de entrar para o mercado de investimentos.

– Primeiro é preciso ver se o segmento está indo bem, com bons números. Depois, se a rotina de trabalho conversa diretamente com quem vai empreender no segmento. Por último, mas não menos importante, se o negócio está alinhado financeiramente com o que você espera ganhar a curto, médio e longo prazo.

Com todos esses pontos sendo levados em consideração, a probabilidade de sucesso e sustentabilidade do negócio se eleva exponencialmente. Vale ressaltar que investir em franquia traz muito mais segurança ao empreendedor, do que traria caso optasse por abrir um negócio do zero. Isso porque com uma franquia, o empresário conta com o respaldo de uma marca já consolidada e com todo o know-how dos sócios.