Nunca foi tão favorável abrir o seu próprio negócio; especialista mostra o caminho

Aprenda a usar as ferramentas certas para alcançar o sucesso no seu negócio.

PUBLICIDADE

A digitalização do mundo já é uma realidade e trouxe muitas mudanças no setor dos negócios. Grandes empresas que não conseguiram acompanhar o crescimento da internet e a evolução tecnológica acabaram fora do mercado. Empresas como a Blockbuster, gigante que dominava o aluguel de filmes e comandava centenas de filiais espalhadas pelo mundo, foi desbancada pela Netflix que, com poucos funcionários e uma ideia tecnológica inovadora, revolucionou o futuro do streaming, suplantando não somente sua concorrente, mas todo o mercado tradicional que estava despercebido.

Para ser um empreendedor hoje é preciso estar constantemente atento às mudanças e novidades do mercado, entretanto essa evolução não trouxe somente dificuldades, mas também a facilitação e oportunidade para os novos negócios. A afirmação é do especialista em desenvolvimento web, Hugo Luigi, premiado internacionalmente como destaque profissional de trabalhos realizados em mais de 5 países, palestrante, professor especialista em econômica digital. Ele afirma que a grande evolução digital traz mais vantagens do que dificuldades para quem quer empreender. “Ter um negócio fora da rede hoje é extremamente perigoso. É importante reconhecer que o poder da tecnologia e da internet é ponto crucial para o sucesso”, garante.

Luigi é advogado especialista em Direito Digital e Economia. Além de seguir a carreira jurídica, se especializou em desenvolvimento web, iniciando sua carreira aos 22 anos de idade. Bacharel em Direito, tem MBA em Administração, Economia e Contabilidade, MBA em Data Warehouse e Business Intelligence. Ele também é escritor, palestrante e presta consultoria a diversas empresas no Brasil e no mundo. Com a ajuda dele, separamos algumas dicas essenciais para empreender com sucesso na era digital.

Enxugar investimento

O ponto de partida de um negócio é, sem dúvidas, o investimento, por isso 70% dos negócios acabam quebrando por falta de recursos para manter-se, principalmente no período inicial. Ter um negócio digital, entretanto, traz diminuição de custo e investimento da empresa. O fato é que softwares inteligentes e máquinas têm aumentado a produção e sua qualidade. Aplicação de sensores, câmeras e outros dispositivos têm revolucionado diversos setores, permitindo que menos, produza mais.

Hugo Luigi afirma que cada vez mais o poder dos negócios está na descentralização. “Hoje o UBER, a maior empresa de transporte de passageiros do mundo, não tem carros; o AIRBNB, uma das maiores empresas de aluguel de imóveis, não aluga seus próprios imóveis; DoorDash, uma das maiores empresas de delivery, não tem seus próprios entregadores. Isso nos mostra que os negócios estão cada vez mais descentralizados, abrindo espaço para todos participarem. O maior investimento que um negócio de sucesso pode ter é tecnológico”, ensina.

Organização detalhada

Organização é um tema às vezes esquecido, mas que está ligado diretamente ao sucesso de qualquer negócio: verificação de números, estoque, pagamentos, impostos, funcionários, reuniões e documentação são alguns destes pontos. Já não dá para manter seus negócios usando planilhas e anotações no bloco de notas, pois sistemas de gestão avançados foram criados para ajudar na análise e armazenamento de dados. “É quase como uma equipe de contadores e gestores em um programa de computador, gerando relatórios, estatísticas e armazenando informações de forma segura”, diz o especialista.

Um sistema de gestão de estoque, por exemplo, hoje revoluciona grandes negócios que perdiam muito com defasagem. Alguns sistemas já são integrados com diversos serviços essenciais como o sistema de contabilidade online, entre outras funcionalidades. Isso nos ajuda a focar nos negócios sabendo que a base do seu gerenciamento vai estar bem organizada.

Funcionários vs Tecnologia

Este ponto em específico é ainda muito discutido em diferentes situações, entretanto, a grande realidade hoje é que a tecnologia tem permitido que cada vez mais negócios maiores tenham uma estrutura funcional menor. Grandes bancos, por exemplo, que têm milhares de filiais, funcionários e investimento gigante em infraestrutura, têm perdido espaço cada vez mais para os bancos digitais, como é o caso do NuBank, do Inter, Acesso, dentre outros. Essa revolução demonstra, cada vez mais, o quanto a cara do empreendedorismo tem mudado.

Marketing

Você já deve ter ouvido a expressão “quem não é visto não é lembrado” e isso funciona para hoje ainda. Antes, algo importante para um negócio era ter um bom “ponto comercial” para que pudesse ter clientes indo até você, hoje esse cenário mudou. Ter um marketing digital ativo na rede é um dos pontos mais importantes desta lista. Tráfego pago, redes sociais, engajamento, posicionamento nas pesquisas e identidade visual são elementos essenciais por aqui. “Afinal, a melhor ideia e projeto que não é exposto, portanto, que ninguém toma conhecimento, não é lucrativo”, destaca Luigi.

E finaliza dizendo: “Qualquer um hoje tem a oportunidade de empreender, tornar seu negócio digital e alcançar seus clientes em qualquer lugar! A tecnologia está permitindo grandes mudanças em todas as áreas da sociedade, mesmo com uma pequena estrutura já é suficiente para começar”.