Como fidelizar clientes pela internet? As três dicas infalíveis de Thalles Lima, especialista em produtos digitais

Empresário fala sobre fidelização de clientes e dicas que o ajudarão a se tornar mais competitivo na web.

PUBLICIDADE

A internet é, sem dúvidas, um ótimo espaço para quem deseja empreender. Com um operacional mais vantajoso em relação às lojas físicas, a web permite criar negócios de diversos segmentos e atingir potenciais consumidores em qualquer parte do mundo.

Basta um clique e outro para comparar preços, produtos e decidir qual será a melhor opção de compra.

Apesar disso, esse espaço se tornou cada vez mais competitivo, principalmente em relação à fidelização de clientes, ou seja, fazer com aquela pessoa retorne para comprar novamente após a primeira experiência.

Thalles Lima, que é empresário de sucesso no ramo de produtos digitais e referência em marketing digital, pontua que a principal falha de quem empreende pela internet é não priorizar as ações de pós-venda.

“A relação com o cliente não pode acabar quando ele fecha a compra ou recebe o produto”, frisa.

Confira, a seguir, três dicas de Thalles Lima para fortalecer o pós-venda da sua loja.

Invista em pós-venda

Se o cliente não voltar mais à loja, significa que o projeto de fidelização não deu certo. Então, para evitar esta situação, é preciso entender que o atendimento não termina ao concluir uma venda. Desse modo, invista em pós-venda, agregando ações de marketing, levando novidades ao cliente, e de atendimento, mostrando-se solícito para solucionar qualquer eventual problema.

Faça pesquisas de satisfação

A loja online deve ser constantemente aperfeiçoada. Isso deve ser feito tendo em mente as preferências do consumidor. Uma forma interessante de adequar o serviço é colhendo opiniões por meio de pesquisas. Após uma venda, espere duas ou três semanas e envie um e-mail ao cliente com uma pesquisa singela. Certifique-se de que o questionário não seja longo, pois isso reduz as chances de obter respostas.

Trabalhe com dados

Se você está na internet, há dados à sua disposição. E não se trabalha mais sem observar indicadores de tráfego e jornada do cliente. Pois então, busque ferramentas que ajudam a entender quem visualiza a sua página – muitas, inclusive, são gratuitas. Também é possível captar informações por meio de formulários para cadastro.