Chega ao fim a carreira da cantora Roberta; ela foi diagnosticada com ELA

A doença degenerativa acomete os neurônios que são responsáveis pelo movimento do corpo.

PUBLICIDADE

Os fãs da cantora Roberta Flack receberam uma dura notícia sobre a artista. Nesta última segunda-feira, 14 de novembro, a famosa revelou o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA). A artista é muito conhecida pela canção de sucesso ‘killing me softly with his song’. Infelizmente, por causa da doença, ela vai precisar se afastar dos palcos.

Segundo a assessoria da cantora, a enfermidade degenerativa provoca dificuldades na fala. Os danos provocados pela condição tornam praticamente impossível da artista continuar cantando. A nota que anunciou o problema de saúde da artista não especificou quando o diagnóstico foi feito.

Roberta ganhou prêmios ao longo da carreira

A artista, de 85 anos, conquistou ao longo de sua carreira quatro prêmios de uma importante premiação da música: o Grammy. Na década de 70, Roberta ganhou notoriedade na mídia por músicas de sucesso como “The first time ever I saw your face”, escrita por Norman Gimbel e Charles Fox.

Roberta Flack nasceu no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em 1937. Vale recordar que a cantora também conquistou um prêmio da Academia da Gravação pelo conjunto da trajetória musical.

O que é ELA – esclerose lateral amiotrófica

A doença tem caráter progressivo e acomete os neurônios responsáveis pelos movimentos do corpo. Com a evolução da enfermidade, o paciente começa a perder o controle muscular. Infelizmente, a condição não tem cura e o diagnóstico costuma ser difícil. A dificuldade existe por não existir um exame laboratorial que consiga identificar o problema.

Os primeiros sintomas nos pacientes costumam ser relacionados a problemas respiratórios, dificuldades para engolir ou falar e a perda do controle dos músculos das mãos e pernas. Vale ressaltar que a pessoa continua com os sentidos do corpo e raciocínio normais. O tratamento da enfermidade visa apenas tentar retardar a evolução da condição.