Câncer de Roberto Justus é mais comum entre homens: sangue pode ser sinal de alerta

Empresário revelou que está com câncer de bexiga, aos 67 anos; diagnóstico aconteceu durante exame de rotina.

PUBLICIDADE

Roberto Justus foi diagnosticado com câncer de bexiga, aos 67 anos de idade. O empresário e apresentador de televisão fez questão de contar para seus seguidores o fato após receber o comunicado de seus médicos a respeito do seu estado de saúde. Por meio de uma publicação em seu Instagram, Roberto Justus disse que descobriu precocemente a doença ao fazer exames de rotina. Justus fará quimioterapia preventivamente.

A doença que acometeu Roberto Justus é mais comum entre homens, segundo dados do Ministério da Saúde. Segundo o empresário, hoje ele tem um tumor maligno na bexiga, que será tratado devidamente por meio de quimioterapia. Justus lembrou que faz uma avaliação completa, em seu médico, todos os anos.

Roberto Justus descobre câncer ao visitar médico

Por meio de suas redes sociais, o empresário contou que descobriu um “divertículo na bexiga”. Roberto Justus explicou que talvez fosse um cisto com algo sólido dentro. Logo após, seu médico decidiu operar para descobrir o que havia dentro do corpo dele, suspeitando de ser um tumor maligno.

“Descobrirmos que era mesmo. Eu tinha um câncer de bexiga invasivosó que foi tirado a tempo”, relatou Roberto Justus. O apresentador lembrou que é importante fazer um check-up médico sempre que possível, principalmente após os 40 anos.

Câncer que Roberto Justus descobriu é fácil de prevenir

De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de bexiga é mais comum entre homens, que tem chances dobradas de apresentar a doença ou falecer. Os ricos são aumentados pelos fatores idade avançada, tabagismo e exposição a compostos químicos diversos.

Para prevenir o câncer de bexiga é preciso evitar o fumo ativo ou passivo e não se expor a derivados do petróleo, como tintas, por exemplo. Um dos sinais é o sangue na urina, além da dor no ato de urinar. Exames clínicos de rotina podem apontar a suspeita da doença que, se tratada a tempo, evitam maiores complicações.