Luciano Szafir se submeteu a uma cirurgia no quadril após reclamar de dores na região. O galã foi infectado pelo vírus da Covid-19 por três vezes, depois, recebeu o diagnóstico de artrose avançada. Porém, a doença não é considerada uma sequela do vírus. Segundo o fisioterapeuta Cadu Ramos, a artrose pode ser causada pela genética do paciente, por traumas ou atividades físicas muito intensas. No caso do ator, os médicos acreditam que o agravamento do quadro dele pode ter acontecido devido à infecção do coronavírus.
O especialista concedeu entrevista ao site Notícias da TV, onde falou sobre a enfermidade e explicou que ela costuma surgir em silêncio, mas vai se agravando com o passar do tempo. No auge da artrose, as pessoas começam a sentir dores extremamente fortes.
O que é artrose? Enfermidade de Luciano Szafir
A artrose costuma atingir as articulações do paciente, acontecendo principalmente na região dos joelhos, quadril e dedos das mãos. A musculatura tende a ir ficando cada vez mais fraca, além de inflamada, podendo causar a limitação dos movimentos e dor intensa no corpo.
Em relação à cirurgia de Luciano Szafir, Cadu declarou que esse tipo de procedimento costuma ser delicado, visto que é necessário ser realizado pelos profissionais responsáveis para evitar a perda gradativa dos movimentos e até mesmo a morte.
Cirurgia de Luciano Szafir tem riscos
O fisioterapeuta afirma que a cirurgia tem riscos, pois o paciente pode ter vários problemas, como embolia pulmonar, infecção generalizada e até a morte. A melhor forma de tratar a artrose é por meio de medicamentos e fisioterapia, mas, em casos mais avançados, como é o de Luciano, o mais apropriado é a cirurgia.