Se tem uma falha no carro que deixa qualquer motorista irritado – ainda mais quando se pensa no gasto que vai ter para reparar o dano –, é um problema na bateria. No entanto, é possível adotar algumas ações para estender o tempo de vida da fonte de energia, bem como evitar que o equipamento se desgaste antes do previsto.
Quem sabe muito bem como fazer isso é o influencer automotivo Nelio Dgrazi. Especialista em cuidados com automóveis, Dgrazi aponta que, para pôr em prática as medidas capazes de preservar a bateria, o motorista precisa revisar alguns hábitos do dia a dia.
Confira, a seguir, as recomendações do influencer para prolongar o tempo de vida da fonte de energia do seu carro.
Ligue o carro todos os dias
A bateria se desgasta mais quando o carro permanece muito tempo em inatividade. Por isso, é importante ligar o carro todos os dias. Mesmo que não pretenda utilizá-lo, dê a partida e deixe o veículo ligado por pelo menos cinco minutos.
Cuidado com os componentes elétricos
Antes de dar a partida no carro, certifique-se de que todos os componentes elétricos estejam desligados. Acontece que estes dispositivos consomem energia proveniente da bateria. Então, antes de ligar o carro, verifique se o rádio, os faróis e o ar-condicionado não estão em funcionamento.
Respeite a capacidade da bateria
A bateria do carro tem capacidade de suportar uma determinada carga de energia. Desse modo, não instale aparelhos e acessórios paralelos nem dispositivos que exigem demais da fonte de energia.
Atenção ao alternador
O alternador é o dispositivo que transforma energia mecânica em elétrica. Então, é o braço direito da bateria. Para evitar problemas, sempre use um alternador que tenha a mesma amperagem da fonte de energia do carro.