No âmbito da dramaturgia, todas as emissoras fazem alguma promessa perante o público, mas não estão cumprindo como dizem. O SBT insiste em dizer que lançará um segundo horário, já a Band não demonstra interesses em voltar ao formato.
Com relação à Globo, a maior produtora de novelas do Brasil, e uma das maiores do planeta, a promessa é em relação as indesejadas “barrigas”. Esse termo é utilizado para classificar os períodos em que nada acontece de significante nas tramas, deixando-as paradas e sem tanta emoção.
Travessia ‘enterra’ promessa da Globo
Nenhuma dessas promessas supramencionadas foram cumpridas, nem mesmo pela Globo. A Vênus Platinada possui estudo e planejamento invejável, mesmo assim, não consegue implementar seu projeto. Travessia enterrará mais uma vez essa estimativa
A trama de Gloria Perez, no ar às 21h, terá uma quantidade considerável de capítulos, não devendo escapar da paradeira em determinado ponto. O folhetim tem episódios que ultrapassam uma hora, assim como Pantanal.
A Toda Poderosa estuda diminuir a quantidade de horas no ar e o número de capítulos, assim os tornaria mais ágeis, consequentemente com mais emoção em tempo de tela. A proposta é evitar que as tramas andem em círculos, sem apresentar nada relevante.
Novelas tinham mais de 200 capítulos
É válido ressaltar que, em décadas passadas, as novelas tinham mais de 200 capítulos, o que as deixavam com um marasmo ainda maior. No mercado internacional, as tramas têm em média 40 minutos e somente 80 capítulos de exibição. Esse modelo deverá ganhar força no país.