Hackers promoveram ataque à Globo e profissionais precisaram agir rapidamente para evitarem o pior

Antes da Record sofrer um ataque, hackers tentaram invadir o sistema da Globo.

PUBLICIDADE

O ataque hacker à Record mostrou que as emissoras de TV brasileiras precisarão investir pesado em segurança. Segundo o portal Notícias da TV, a Globo sofreu um ataque hacker no início deste mês, justamente durante a cobertura do primeiro turno das eleições, mas os criminosos não conseguiram causar prejuízos à emissora carioca.

Os funcionários da Globo conseguiram impedir a invasão, o que não aconteceu na Record. A emissora de Edir Macedo acabou tendo vários arquivos e e-mails sequestrados pelos hackers.

Acredita-se que os mesmos hackers que invadiram a Record atacaram a Globo, já que os ataques foram no mesmo modelo, via ransomware, para que assim os criminosos consigam entrar no sistema da empresa e barrar o acesso da mesma ao conteúdo digital.

Os hackers tentaram criar um caos na Globo justamente quando a empresa fazia a cobertura das eleições no Brasil. O que impediu o sucesso do plano dos criminosos, foi o fato dos profissionais da emissora perceberem pelo menos dois movimentos estranhos, então os técnicos entraram em ação e agiram rapidamente.

Nos últimos anos a Globo tem investido pesado em segurança de tecnologia e este mês ficou claro que todo dinheiro gasto valeu a pena. A emissora carioca até fechou uma parceria com o Google e isto tem ajudado na proteção contra os hackers.

No caso da Record, os criminosos estariam cobrando um resgate milionário e a direção da emissora estuda o que será feito a respeito.

E os hackers avisaram que se a Record não pagar o valor exigido, sofrerá novos ataques.