A novela Pantanal conquistou milhões de brasileiros e registrou altos índices de audiência em todo o país. O folhetim escrito por Benedito Ruy Barbosa e exibido originalmente pela TV Manchete, em 1990, ganhou remake neste ano e caiu no gosto dos telespectadores.
Pantanal chegou ao fim nesta sexta-feira (7). O penúltimo capítulo, exibido no dia anterior, chamou a atenção dos telespectadores por uma cena especial. Eugênio, personagem de Almir Sater, tocou fundo no coração de quem estava assistindo.
A chalana que ele pilotava ficou encalhada no rio, devido ao baixo volume de água. Eugênio desabafa sobre a situação e sai da embarcação com a água na altura do joelho. A cena profunda e tocante foi banhada com uma grande crítica a tudo que tem acontecido no Pantanal nas últimas décadas.
Nas redes sociais, os telespectadores se manifestaram sobre a cena exibida na novela da TV Globo. “Essa cena me doeu, muito triste”, comentou uma internauta. “E uma bela ‘crítica’… O que o Pantanal sofreu com esses anos não foi brincadeira. Quem assistiu a primeira versão, minha tia-avó mesmo, diz que tudo era mais lindo ainda… os tuiuiú, árvores, todo o bioma”, comentou mais uma pessoa.
Trinta e dois anos se passaram desde que a primeira versão de Pantanal foi exibida. Nestas três décadas, a região mudou bastante. Nos últimos anos, o Pantanal foi manchete em jornais, revistas e programas de TV devido às queimadas frequentes. Dados do site Observatório Pantanal indicam que a superfície de água diminuiu 80% entre 1995 e 2021.