William Bonner e Renata Vasconcellos levaram ao ar no Jornal Nacional uma importante notícia. Os âncoras fizeram uma tabelinha e leram nota sobre o teste que foi realizado nas urnas eletrônicas usadas nas eleições deste ano.
Renata informou que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, divulgou o resultado do teste de integridade das urnas. A boa notícia é que não houve divergência durante o teste realizado com o acompanhamento de de uma empresa de auditoria.
“No teste, cédulas preenchidas previamente de forma aleatória são digitadas nas urnas. Em seguida, é feito uma checagem pra saber se o boletim emitido pelo equipamento com dados sobre os votos corresponde exatamente aos votos em papel”, explicou Renata.
O teste não apresentou erro nas 641 urnas usadas para fazer a verificação. William Bonner levou ao público que assistia ao Jornal Nacional que tudo foi gravado em vídeo e que os votos não são enviados para o sistema de apuração.
De acordo com o âncora do telejornal mais assistido da TV brasileira, o teste é realizado desde 2002. O teste de biometria também não apresentou divergências. A notícia é importante porque mostra que o sistema de votos em urnas é seguro.
O Brasil é um dos países que utiliza as urnas eletrônicas em suas eleições. Isso possibilita que a apuração seja bem rápida. Na noite do último domingo (2), horas depois do fim da votação em todo o país, o TSE já divulgou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) estavam garantidos no segundo turno da disputa presidencial.