No último capítulo de Pantanal, um momento bastante trágico afetará de vez a trama de horário nobre da TV Globo. Tudo acontecerá após o momento do casamento entre Filó (Dira Paes) e José Leôncio (Marcos Palmeira), que marcará os últimos suspiros da trama.
Sem qualquer intervenção, a festividade ocorrerá sem maiores problemas. No entanto, à noite, o Rei do Gado acordará com uma sensação bastante estranha e questionará o que se passa com ele. Descendo as escadas com a mão no peito, ele sentirá que algo não está bem.
Sentindo as fortes dores, ele pensará em ir até um hospital para passar por uma cirurgia já indicada anteriormente por um médico. Receoso com a própria saúde, Zé Leôncio começará a ter uma conversa com o seu já falecido pai. Questionando repetidamente o que aconteceu com o pai no dia da morte, ele ficará sem respostas.
Suplicando para o pai, enfim, aparecer após tanto tempo longe, Zé Leôncio ainda acreditará que o velho Joventino está vivo, sem saber que ele se trata de uma entidade protetora do Pantanal. Será neste momento, em meio a muita dor, que ele verá a imagem do Velho do Rio (Osmar Padro) em um quadro. Assim, Zé Leôncio sofrerá um infarto fulminante e acabará morrendo.
Tadeu descobre o seu verdadeiro pai em Pantanal
Antes da morte de José Leôncio, uma dos grandes mistérios da novela finalmente se revelará. Isso porque Tadeu (José Loreto) escutará que o Rei do Gado não é o seu pai biológico. Sem chão, ele fugirá e, na mata, dará de cara com o Velho do Rio, que dará conselhos de vida ao peão. Reafirmando que Zé Leôncio é o verdadeiro pai, a entidade dirá ainda que o rapaz deve dar meia volta e retornar à fazenda, visto que é o seu lugar… ao lado de seu pai “de coração”.