Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram por diversas vezes José Leôncio (Marcos Palmeira) entristecido por não encontrar o pai. Joventino (Irandhir Santos) desapareceu ainda no início da trama em busca de bois marruás, mas seu filho nunca perdeu as esperanças de encontrá-lo por aquelas bandas.
Ao longo da história foi possível descobrir que Joventino realmente morreu naquela época, mas que também renasceu na figura do Velho do Rio (Osmar Prado), entidade mística que ajuda a proteger o bioma. Por várias vezes o Velho chamou Jove (Jesuíta Barbosa) de neto, o que levou o marido de Juma (Alanis Guillen) a tirar uma foto dele para provar para José Leôncio que o ancião é o mesmo Joventino que desapareceu há anos.
No entanto, o plano de Jove deu errado e o retrato do Velho do Rio saiu com um feixe de luz bem onde a entidade deveria aparecer, deixando José Leôncio ainda mais nervoso com a história. O fazendeiro sempre disse acreditar que o tal Velho do Rio não existe, e que se existe não é o seu pai.
Apesar de ficar furioso por não ver o Velho do Rio, José Leôncio fez questão de deixar o quarto pendurado em sua sala. E para o capítulo final da trama, uma cena mais que emocionante já está gravada. O fazendeiro finalmente poderá ver o pai naquele retrato.
As imagens, disponibilizadas pelo gshow, mostram que o final de José Leôncio será igual, ou bem parecido, com o da extinta Manchete. Na trama original, de 1990, José Leôncio acorda durante a madrugada, vê o Velho do Rio no quadro, senta no sofá e tem um ataque do coração. Depois disso, pai e filho se encontrarão no plano espiritual.