Pantanal está em sua reta final, e vem exibindo ao público as últimas emoções da trama. Com poucos capítulos para o encerramento, o destino de alguns personagens ainda precisa ser revelado aos telespectadores. Mesmo sendo um remake de uma obra da década de 90, a novela sofrerá com algumas alterações em seu último capítulo, e cenas finais de Maria, Alcides, Guta e José Leôncio serão diferentes da original.
Conforme divulgado na impressa, Bruno Luperi resolveu fazer algumas mudanças na adaptação de Pantanal. Mesmo sendo fiel na maior parte do tempo à obra original, o atual autor da trama deixou claro que algumas mudanças iriam acontecer, como de fato serão exibidas no fim da novela.
Maria e Alcides são personagens que terão um desfecho diferente da obra original. O casal que, na primeira versão, se despediu do Pantanal antes mesmo do último capítulo, agora terá um novo destino. Após Tenório perder a vida, o peão e a mãe de Guta ficarão para o casamento de José Leôncio e Filó. A ex-Bruaca também irá conhecer o neto, coisa que não aconteceu na década de 1990.
Guta e Marcelo também sofrerão as mudanças adaptadas por Bruno Luperi. No remake atual, os dois não subirão ao altar como aconteceu na primeira versão. O autor resolveu quebrar tabu e manter os pombinhos sem uma união civil ou religiosa, mostrando que um casal pode ter um feliz independente do matrimônio.
As cenas finais de José Leôncio também serão alteradas pelo autor. Após perder a vida, o corpo do rei do gado será levado em uma chalana e em vez de uma salva de tiros para marcar a despedida, os filhos do fazendeiro tocarão berrante em homenagem ao pai, diferente da obra original escrita por Benedito Ruy Barbosa.