A tapera de Juma fez muito sucesso no decorrer da novela Pantanal na Globo, pois apesar de contar com todo conforto na fazenda de José Leôncio, a menina-onça sempre voltava para sua humilde casa.
E foi na tapera que muitas cenas importantes foram gravadas, sendo que uma das mais recentes foi a morte de Solano. O matador de aluguel ficou escondido no casebre, mas foi surpreendido pela personagem de Alanis Guillen e acabou sendo estraçalhado após ela se transformar em onça.
Mas nesta reta final da novela Pantanal, Juma está mais adaptada à vida na fazenda, ela está cuidando da filha e aceitou ficar morando na residência do sogro.
Com isso, a tapera acabou sendo deixada de lado nestes últimos capítulos, mas o público pode se preparar para uma grande surpresa, pois o casebre não foi totalmente esquecido.
José Leôncio ficará feliz ao ver que Muda e Tibério se reconciliaram, então presenteará o casal dando a eles um pedaço de terra, onde poderão morar e criar o próprio gado. Esta terra doada será onde fica a tapera de Juma.
As terras que eram da menina-onça ficaram com Muda e Tibério, que terminarão a novela juntos e felizes com a nova vida. Juma nem se importará em perder a tapera, pois estará feliz ao lado de Jove e cuidando da filha.
Este será um dos últimos gestos marcantes de José Leôncio, pois logo após casar-se com Filó, ele acabará morrendo. O fazendeiro foi avisado pelo médico que devido a um grave problema cardíaco que tem, precisaria ser submetido a uma cirurgia, mas o rei do gado ignorou o alerta e acabará se dando mal por causa disso.