Demitido, Euclydes Marinho entra com processo contra a TV Globo, diz colunista.

O novelista permaneceu contratado durante 41 anos e pede uma indenização de 3,5 milhões.

PUBLICIDADE

Segundo informações do colunista Gabriel Vaquer, do portal Notícias da TV, após ser demitido da Rede Globo, onde permaneceu contratado durante 41 anos, Euclydes Marinho resolveu entrar com um processo na Justiça do Trabalho contra a emissora.

Gabriel Vaquer também informa que o novelista pede uma indenização de aproximadamente R$ 3,5 milhões referentes a direitos trabalhistas, adicionais de férias e 13º salário, assim como o reconhecimento do seu vínculo trabalhista com o canal que, segundo ele, desde 1982, foi negado.

Euclydes Marinho também faz questão de afirmar que em 1978 foi contratado pela Rede Globo com carteira assinada, mas demitido no decorrer de 1980 para ser recontratado apenas como pessoa jurídica.

Para permanecer na emissora, ele fundou a Euclydes Marinho Produções Artísticas e passou a trabalhar apenas como um prestador de serviços.

A emissora, que já venceu o processo em primeira instância, afirma que o novelista sempre pode negociar os prazos para a entrega dos seus projetos conforme as determinações da direção de teledramaturgia.

Ele deixou a Rede Globo em 2019 e afirma que está sobrevivendo das quantias que investiu e economizou durante os anos em que se manteve sob contrato.

A emissora também afirma que o novelista utilizava a empresa para realizar trabalhos no cinema através dos filmes Se Eu Fosse Você 2 e Primo Basílio, e no teatro com a montagem de Shirley Valentine.

A decisão que deu parecer favorável à Rede Globo foi decretada no final de agosto de 2022, o que fez  Euclydes e os demais advogados que estão cuidando do caso recorrerem da sentença.

Aos 72 anos, o novelista entrou na emissora para integrar a equipe de Ciranda Cirandinha. Participou da fase inicial de Malu Mulher e também do seriado Armação Ilimitada. Escreveu as novelas Mico Preto, Andando nas Nuvens e Desejos de Mulher. Entre os seus últimos trabalhos na Rede Globo constam as séries Capitu, As Cariocas, Brado Retumbante e a polêmica Felizes Para Sempre?.

Ele já foi casado com as atrizes Odete Lara, já falecida, Patricia Travassos, Renata Sorrah, Denise Dumont e também com Lilibeth Monteiro de Carvalho, ex-mulher de Fernando Collor de Mello.