Alcides finalmente conseguirá se vingará de Tenório, pois o peão só pensava em acabar com o ex-patrão e fará isto nesta reta final da novela Pantanal, cravando uma zagaia no peito do vilão.
Mas quando retornar para a fazenda e for contar a José Leôncio o que aconteceu, Alcides será interrompido por Zaquieu, que dirá a todos que ele foi quem matou o grileiro. Nem todos acreditarão nesta história, principalmente Guta, que continuará desconfiada de que o namorado de Maria Bruaca foi quem tirou a vida de seu pai.
Só que no final da trama, Alcides conseguirá convencer Guta de que não foi ele que matou Tenório. A mocinha aceitará se reconciliar com o peão e até dançarão juntos no casamento de José Leôncio e Filó.
O personagem de Juliano Cazarré sabia que só teria paz em sua vida depois que matasse o ex-patrão. Esse ódio por Tenório aumentou ainda mais depois que o peão foi abusado pelo crápula, mas depois que ver o vilão morto, Alcides finalmente conseguirá respirar aliviado e começará a planejar seu recomeçou de vida.
O casamento de José Leôncio será o momento em que o peão mostrará que agora está pronto para iniciar uma nova fase, inclusive retomará o romance com Maria Bruaca e até chamará Zaquieu para dançar, fazendo a alegria do ex-mordomo de Mariana.
Na versão original da novela Pantanal, Alcides e Maria Bruaca tiveram um final bem diferente, pois após a morte de Tenório, o casal foi embora para o Sarandi e a ex-chalaneira nem viu seu neto nascer.
O autor Bruno Luperi decidiu fazer algumas mudanças no remake da Globo e dará um final bem mais feliz ao casal. O personagem de Juliano Cazarré terá seu dia de glória no casamento do rei do gado e Maria Bruaca se sentirá realizada, agora que não tem mais o ex-marido para atormentá-la.