Alcides (Juliano Cazarré) sofreu muito nas mãos de Tenório (Juliano Cazarré), em Pantanal, por conta da vingança do vilão. Ele e Maria Bruaca foram amarrados na tapera de Juma (Alanis Guillen) e foram torturados pelo pai de Guta (Julia Dalavia).
Mesmo vivendo os traumas do passado, o brutamontes conseguirá se reerguer após atentar contra a vida do crápula. Ele tomará uma atitude comovente até com a filha de sua amada, depois de despertar a loucura de Zaquieu (Silvero Pereira).
Alcides leva Zaquieu à loucura em Pantanal
Após uma mudança no destino de Alcides e Maria Bruaca, o casal participará da festança que será o casamento de José Leôncio (Marcos Palmeira) e Filó (Dira Paes). Bruno Luperi, autor do remake, mudou o desfecho deles, uma vez que na versão original eles iam para o Sarandi, no Paraná, sem se despedirem de ninguém.
O brutamontes terá a oportunidade de se redimir com a família do Rei do Gado, depois de ele ter estragado o matrimônio de Jove (Jesuíta Barbosa) e Juma. O peão passará bem longe das bebidas, preferindo cair na pista de dança com os convidados.
Inicialmente, ele tirará Zaquieu para dançar, levando-o à loucura. Guta vai aproveitar o momento de descontração e também vai dançar com o padrasto. Como pode ser visto abaixo, os dois dançarão juntinhos, após a atitude comovente de Alcides fazer as pazes com a enteada.
Casamento triplo em Pantanal
O casamento, nos momentos finais de Pantanal, será triplo. Além de José Leôncio e Filó, Irma (Camila Morgado) e José Lucas (Irandir Santos) se casarão. Tadeu (José Loreto) e Zefa (Paula Barbosa) também estarão presentes no altar, após tanta teimosia do peão.