No primeiro capítulo da novela Vencer o Desamor, quatro mulheres de diferentes idades viverão situações difíceis. Bárbara não aguenta mais o descaso do marido, Joaquim, que se aposentou e só quer ficar em casa usando-a como uma empregada doméstica não remunerada. A mulher pensa seriamente em se divorciar.
Enquanto isso, Ariadne vive uma guerra com Bárbara e o marido Eduardo. Eduardo é muito machista e não aceita o diagnóstico de síndrome de Asperger do filho, acusando Ariadne de ser a culpada pelo comportamento ruim do garoto. Bárbara também acha que é culpa da nora que o menino não tenha limites.
Gema é sobrinha de Bárbara, mas nenhuma das duas se conhecem. A mãe de Gema foi fruto de um caso do pai de Bárbara e por isso, jamais foi reconhecida como parte da família. A adolescente vive em extrema miséria e Evita decide aceitar uma proposta de um ricaço da região, vendendo Gema para ele.
Enquanto isso, Dafne, filha secreta de Joaquim e que Bárbara desconhece sua existência, entra em trabalho de parto, sendo acompanhada pela mãe até o hospital. Após o nascimento do bebê, Dafne pede para a mãe ligar para seu marido, Nestor, e avisar sobre o ocorrido, mas o rapaz sofre um acidente e acaba falecendo.
Bárbara decide pedir o divórcio ao marido e começa a falar com ele. O homem está sentado em sua poltrona de costas para Bárbara, que pede que ele diga alguma coisa sobre seu pedido. Quando ela se aproxima do marido e entra na sua frente, percebe que ele está morto, se desesperando.
A novela A Desalmada começa às 18h, horário de Brasília, logo após Cuidado Com o Anjo.