Nesta segunda-feira, 3 de outubro, o SBT estreia a primeira etapa de uma trilogia de três novelas mexicanas. Vencer o Desamor foi produzida entre 2020 e 2021 e assim como as demais novelas pós-pandemia do canal Las Estrellas, ficou quatro meses no ar.
A novela não foca em um amor impossível com a mocinha sofrendo horrores e perdoando o mocinho que não é tão mocinho assim no final do dramalhão. Vencer o Desamor conta a história de quatro mulheres que precisam enfrentar a vida sozinhas, fugindo da regra implícita na sociedade de que todas as mulheres precisam de um homem que as sustentem.
Bárbara é a mais velha das quatro personagens, interpretada pela atriz Daniela Romo, vista em 2021 no SBT como a vilã Bernarda de Triunfo do Amor. Ela fica a vida toda sendo mãe e esposa e sonha com a aposentadoria do marido para descansar, viajando por diferentes lugares.
Machista, o marido não quer viajar, apenas ficar em casa descansando enquanto a esposa o serve. Bárbara não suporta essa realidade, pois se sente tratada como uma mera serviçal pelo próprio marido, que chega a brigar com ela por ter saído, enquanto ele precisava jantar quando chegou de um encontro com os amigos e não tinha comida quente em casa.
Ariadne sofre com a frieza de Bárbara e com um marido machista. Tanto Bárbara, quanto Eduardo, a culpam pelo comportamento do filho. Ela descobre que o menino sofre de síndrome de Asperger, o que justifica seu comportamento difícil. O marido não aceita o diagnóstico e é duro com o filho, além de seus erros custarem a paz da família. Eduardo também tem uma amante, com quem cogita a hipótese de fugir, mentindo que vai trabalhar em outro país.
Dafne é a filha secreta de Joaquim, o marido de Bárbara. Bárbara nunca aceitou o fato de seu pai ter traído a mãe e tido uma filha fora do casamento, rejeitando a meia irmã. Por causa disso e por medo de admitir que pulou a cerca, Joaquim decide se calar e nunca contar que teve uma filha fora do casamento, mas a reconhece em segredo, dando seu sobrenome. Pouco antes de morrer, ele revela ao filho Gael que ele tem uma irmã e que se chama Dafne, avisando que a incluiu em seu testamento.
Dafne perde o marido na noite em que dá à luz ao seu segundo filho. Joaquim também morre de forma misteriosa. Por um lado, foi um infarto de uma doença cardíaca que ele escondia da família. Por outro, ele tinha uma arma na mão no momento em que foi encontrado sem vida pela esposa, o que demonstra que estava prestes a cometer suicídio por um motivo que todos desconheciam, mas o infarto teria chegado antes de apertar o gatilho.
Gael consegue falar com Dafne, que descobre ter direito a herança do pai em um momento que ela não tinha dinheiro nem para comprar comida aos filhos.
Gema é sobrinha de Bárbara, que desconhece sua origem, pois a mãe da menina é o fruto da relação extraconjugal de seu pai, logo, nunca teve interesse em saber nada sobre ela. Gema vive em uma situação de extrema pobreza, mas sonha em estudar e ser uma pessoa bem-sucedida no futuro. Um homem diz que deseja dar um futuro para Gema e sua mãe se recusa a princípio a vende-la, mas ele oferece dinheiro e a mulher acaba vendendo a filha adolescente.
As quatro personagens acabarão dividindo o mesmo teto e viverão em pé de guerra a princípio, mas logo perceberão que possuem dores e desejos muito em comum. As quatro se tornam amigas leais e passam a encarar a vida fora dos padrões em que uma mulher sem um homem ao lado é uma pessoa infeliz.
Até o final da novela elas provarão que ter alguém ao lado é uma opção, não uma necessidade, e conquistarão muita gente. Ariadne, inclusive, será responsável por uma reportagem sobre violência doméstica que ganhará um prêmio muito importante.
Vencer o Desamor estreia nesta segunda, 3 de outubro, as 18h, horário oficial de Brasília.