Em últimos capítulos apresentados ao público de Pantanal, Alcides sofreu nas mãos de Tenório após grileiro colocar em prática seu plano de vingança contra o peão e Maria. Abusado pelo vilão, Alcides prometeu não deixar barato, e conseguirá concluir seu desejo de tirar a vida do pai de Guta. Antes de ser atingido por uma zagaia e sofrer com o bote fatal de uma sucuri, o personagem de Murilo Benício ainda será capaz de zombar do namorado de Maria.
Cego pela vingança, Alcides não poupará esforços para da cabo da vida de Tenório, e contará com a ajuda de Zaquieu para colocar seu plano em prática. Os dois farão tocaia à espera do grileiro e chegarão a passar a noite às escondidas para pegarem o vilão de surpresa. E assim acontecerá.
No dia seguinte, Alcides flagrará Tenório passando de barco e conseguirá render o grileiro. Com zagaia apontada para o vilão, ele anunciará que chegou a hora de se vingar após abuso sofrido. “Não vá me dizer que não se deu por satisfeito?”, dirá Tenório ao encarar o peão e fazer referência à violência que praticou contra ele.
Esperto, Tenório pedirá que Alcides largue a zagaia e lute como um homem, mas logo apontará uma arma na direção do peão. O grileiro aconselhará o inimigo a desistir da ideia de vingança, em tom de zombaria. “Volta pra tua Bruaca”, dirá o pai de Guta.
“Eu não tenho Bruaca… E nem ocê!”, garantirá Alcides, disposto a finalizar o que começou e acabar de vez com a vida do grileiro. Cheio de maldade, Tenório será capaz de tripudiar do peão momentos antes de ser morto. “A minha Bruaca agora, Alcides, é você”, dirá o vilão, mais uma vez fazendo referência ao abuso na tapera.