Em Pantanal, Tadeu (José Loreto) irá descobrir uma informação que até então nem imaginava. O peão ficará sabendo pela boca de sua mãe, Filó (Dira Paes), que não é filho biológico de José Leôncio (Marcos Palmeira), como são Jove (Jesuíta Barbosa) e José Lucas (Irandhir Santos).
Filó decidirá abrir o jogo de uma vez por todas para o companheiro, que não ficará muito surpreso com a notícia. O boiadeiro, que criou Tadeu desde quando nasceu, declarará que até já desconfiava de que o rapaz não era sangue do seu sangue.
Contudo, quem ficará irado com essa história será o próprio Tadeu. Escutando a conversa escondido, o peão não conseguirá conter as emoções e, em seguida, pega suas trouxas e parte da fazenda de José Leôncio.
A essa altura, Tadeu já estará de casamento marcado com Zefa (Paula Barbosa), que ficará arrasada ao saber que foi abandonada por seu amado: “Ele foi embora, ele nem se despediu de mim“, lamentará a ex-funcionária de Tenório (Murilo Benício).
“O mundo deve ter desabado pra ele“, falará Filó. “Pra mim também…“, acrescentará a personagem de Paula Barbosa. “Ai Zefa… ó, o Zé Lucas e o Jove foram lá alcançar o Tadeu e vão trazer ele de vorta“, dirá Juma (Alanis Guillen) tentando consolar a amiga.
Vale destacar que, enquanto está indo embora da fazenda, Tadeu encontrará pela primeira vez o Velho do Rio (Osmar Prado). Na ocasião, a entidade convencerá o rapaz a desistir de sua fuga. O ancião usará de suas sábias palavras e falará que José Leôncio é o melhor pai que ele poderia ter, apesar de não ser de sangue.