Os telespectadores que acompanham a novela Pantanal já viram que Alcides (Juliano Cazarré) está mesmo decidido a se vingar de Tenório (Murilo Benício). O peão chegou ao bioma justamente com essa missão, mas foi desistindo de matar seu ex-patrão com o passar do tempo e muito por conta dos pedidos de Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Mas o abuso sofrido por Alcides na última segunda-feira (26/09) mudou tudo novamente e o peão já planeja como mandará o grileiro para o inferno.
Há um tempo atrás, o próprio cramulhão se materializou no corpo de Trindade (Gabriel Sater) para avisar a Alcides que Tenório não poderia ser morto na bala. Por conta dessa lembrança, o peão pediu para seu amigo Zaquieu (Silvero Pereira) revirar a casa de José Leôncio (Marcos Palmeira) em busca de uma zagaia que o fazendeiro tem guardada. O plano de Alcides é usar a arma, que é uma espécie de lança, para matar o seu inimigo.
Com um desejo de vingança que não sai da cabeça, o peão ficará distraído em seus afazeres na fazenda e se assustará com algo estranho cutucando suas costas. Seu reflexo o levará a pegar sua faca na cintura, mas nesse instante o peão ouvirá a ameaça: “Um passo em falso e eu te mato“.
Alcides, no entanto, ficará mais tranquilo ao reconhecer a voz que o está ameaçando. Trata-se do próprio Zaquieu, que pregará uma peça no amigo para mostrar que cumpriu sua missão de achar a zagaia de José Leôncio.
Além de ter encontrado a arma do fazendeiro, o ex-mordomo será peça fundamental para que Alcides consiga cumprir sua vingança. Será Zaquieu quem armará uma emboscada para Tenório, que entrará na mira de Alcides e terminará seus dias no fundo do rio.