Prestes a entrar em sua última semana de exibição, Pantanal ainda reserva algumas surpresas ao público, a começar por novo relacionamento que Zuleica irá engatar depois que ficar viúva. Após viver um período de luto, a mulher que, assim como Maria, também já foi tratada como Bruaca pelo falecido, viverá seus dias de glória e ganhará um novo amor.
Tudo começará após Zuleica ser convidada para o casamento de José Leôncio e despertar interesse por personagem inesperado. Durante a cerimônia, a viúva de Tenório ficará mais próxima de Eugênio, e os dois engataram um romance. Apaixonados, o novo casal terá a primeira relação íntima na cama do falecido.
Zuleica e Eugênio levarão a relação a sério e subirão ao altar no final da novela. O chalaneiro abandonará a profissão que exerceu por anos navegando nos rios pantaneiros e passará a viver com a esposa, que ficará rica após morte do grileiro e assumirá parte dos negócios deixados pelo vilão.
O fim trágico de Tenório
Após abusar de Alcides para se vingar de traição de Maria com o peão, Tenório terá um final trágico pelas mãos de seu rival. Com sangue nos olhos e disposto a dar cabo da vida do grileiro, o namorado de Maria bolará plano para acabar de vez com o vilão.
Com ajuda de Zaquieu, Alcides irá fazer tocaia em frente a fazenda de Tenório, e finalmente terá seu acerto de contas com o grileiro. O peão irá ferir o vilão com uma zagaia após ele balear Zaquieu e se distrair. Por fim, Tenório terá a vida ceifada por um bote fatal de uma sucuri, que o levará para o fundo do rio.